Caminhos da Bahia

Publicada em 20/11/2013 às 20h12. Atualizada em 02/12/2013 às 20h20

Festas em Itaberaba atrai pessoas de todos os cantos


São realizadas festas tradicionais, como o São João, micaretas etc., atraindo milhares de pessoas todo ano.


Da Editoria de Projetos Especiais
publicidade



Ao território do atual município são feitas referências desde o século XVII, quando os diversos governadores mandavam fazer entradas contra os selvagens que, anualmente, desciam sobre os estabelecimentos portugueses do Recôncavo. As passagens das Bandeiras que viajaram margeando o Rio Paraguaçu deixaram vestígios de fortim, à sua margem direita. É tradição oral a existência da tribo dos maricás, aldeada outrora na serra do Orobó, que sustentou lutas constantes com as Bandeiras vindas para combatê-la e, afinal, sendo os indígenas vencidos, retiraram-se para as matas do sul deste estado. Atribuem-se como fatores ou causas determinantes do povoamento do município: a concessão de sesmarias, como as do capitão-mor Manuel Cajado e Antônio Guedes de Brito, a do último compreendida entre os rios Capivari, Piranhas e as serras do Orobó, e do Tupim, desde 1768; e as Entradas com a esperança da existência de ouro na serra do Orobó, cujo significado de ouro bom é tradição. Em 1806, foi comprada do capitão-mor Manoel Rodrigues Cajado, a fazenda São Simão, a qual em 1809 passou a Antônio de Figueiredo Mascarenhas que, no centro da sua propriedade, edificou uma casa de oração, consagrada a Nossa Senhora do Rosário, local em que hoje se encontra a cidade de Itaberaba.

Aí se formou povoação em torno da capela e, em 1817, já era um arraial Orobó pertencente ao município de Cachoeira. Ao povoado que se formou e cresceu em razão da capela, foram dadas honras de paróquia pela Resolução Provincial nº 195, de 18 de maio de 1843, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Orobó, antes no âmbito da Freguesia de Santana do Camisão, ficando, por este ato, criado o Distrito de Paz.


Principais pontos turísticos/ eventos culturais:
são realizadas festas tradicionais, como o São João, micaretas etc., atraindo milhares de pessoas todo ano.

Dados Econômico-sociais

População estimada 2013: 65.806
Área da unidade territorial (km²): 2.343,505
Produto Interno Bruto (PIB): 380,502
Principais Atividades Econômicas: comércio forte, bem como indústrias de calçados, móveis, alimentos e outras.

Dados Ambientais (geografia)
Bioma: Caatinga
Clima: semiárido





Tags: Itaberaba, Centro Norte, Caminhos da Bahia
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural