Gastronomia

Festival tem pratos por menos de R$ 40 em restaurante de luxo

Evento no Shopping da Bahia acontece entre 13 de abril e 13 de maio

Redação do Correio 24 Horas

A partir desta sexta-feira (13), comida, afeto e cultura se reúnem no Festival Gastronômico do Shopping da Bahia, que homenageia uma das grandes representantes da cultura baiana: Zélia Gattai. Seis restaurantes do empreendimento estarão com novos pratos no seu cardápio homenageando a escritora baiana que amava cozinha e entendia a gastronomia como um traço cultural do povo da Bahia.

Durante os dias 13 de abril a 13 de maio, o Festival Gastronômico Shopping da Bahia vai oferecer aos clientes seis pratos especialmente criados para homenagear Zélia Gattai. O Oliva, Shiro, Pereira Café, Outback, Mariposa e o Paris 6 estarão participando com pratos especiais no valor de R$ 39,00.

O filé de pescada à húngara em creme de páprica com batatas cozidas do luxuoso restaurante Paris 6 é um dos pratos participantes (Foto: Divulgação/Shopping da Bahia)

“Nossa ideia é calendarizar o Festival Gastronômico transformando o mês de abril no mês da gastronomia do Shopping da Bahia. A cada ano vamos homenagear uma figura importante da nossa história, reforçando assim o nosso posicionamento no coração dos baianos”, explica Mayara Diniz, gerente de marketing do empreendimento.

Durante o período do festival, os clientes vão receber uma espécie de cartão fidelidade, que poderá ser preenchido com adesivos cada vez que o cliente escolher um dos pratos participantes. Quem consumir quatro diferentes entre os seis participantes do Festival ganha um livro de arte que reúne anotações, receitas, recortes, fotos e memórias de Zélia Gattai e sua relação com a comida. O livro foi editado com a curadoria de Maria João Amado, neta de Jorge e Zélia.

O Outback é um dos seis restaurantes participantes do Festival Gastronômico (Foto: Divulgação/Shopping da Bahia)

O livro “Memórias de Sabores de Zélia Gattai” é resultado de uma pesquisa feita no acervo da Família Amado mostrando a relação de Zélia com a gastronomia. “Este não é um livro de culinária comum, tampouco o livro com as receitas de minha avó Zélia. Aquelas, ela sabia de cor e não as deixou escritas, ficaram registradas apenas na memória dos que tiveram a sorte de se deliciar com elas. O que você vai encontrar aqui é um catado que fala de amizade e carinho, atributos que d. Zélia fazia questão de cultivar por onde quer que andasse”, assim escreveu Maria João Amado, neta de Zélia, no prefácio do livro.

“Estamos muito felizes de fazermos essa homenagem a Zélia. Nossa relação com a família Amado e o legado de Zélia e Jorge é histórica. Ele dá nome a nossa praça central no primeiro piso. Agora é a vez de Zélia ser homenageada, no terceiro piso, fazendo nossos clientes lembrarem que aqui é um espaço para cultivar a boa mesa, os encontros e celebrar as delícias preparadas pelos chefs que atuam aqui no Shopping da Bahia”, explica.

Arroz a frutos do mar (camarão, lula, polvo), apimentado leva pimenta malagueta como ingrediente especial (Foto: Divulgação/Shopping da Bahia)

Além de ser a homenageada pelos chefs dos restaurantes, o Shopping da Bahia vai rebatizar com o nome de Zélia Gattai a alameda gourmet, que reúne operações gastronômicas como o Oliva, o Paris 6 e a sorveteria San Paolo.

 

CONHEÇA OS PRATOS DO FESTIVAL GASTRONÔMICO:

Mariposa

Salmão na crosta de Salsa com castanha de caju, purê de banana da terra com gengibre, arroz de coco e banana da terra grelhada.

Tempero: Salsa

Shiro

Filé de tilápia ao molho de champignon com purê de batata-doce e açafrão.

Tempero: Açafrão.

Outback

Hambúrguer sério com 200g de carne, queijo, picles, tomate e cebola. Se preferir, peça com bacon também. Acompanha fritas e maionese ou mostarda, no melhor estilo Mad Max.

Tempero: Alho

Pereira Café

Arroz a frutos do mar (camarão, lula, polvo), apimentado.

Tempero: Pimenta-malagueta

Paris 6

Delicioso filé de pescada à húngara em creme de páprica com batatas cozidas

Tempero: Páprica

Oliva Gourmet

Tortelli de Camarão com bisque de dendê

Tempero: Fruto do Dendê