Empregos

Governador Rui Costa anuncia mil vagas para o concurso da polícia civil

Edital será publicado na primeira quinzena de dezembro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Durante transmissão de um programa ao vivo em sua rede social, o governador Rui Costa confirmou a publicação do edital do concurso da polícia civil ainda este ano, na primeira quinzena de dezembro. O assunto já tinha sido adiantado pelo portal iBahia na última semana.

O governador disse que se encontrou com o secretário da Segurança Pública, com o secretário da administração e também com o secretário da fazenda nesta semana. "Nós batemos o martelo e o concurso público será realizado com mil vagas para a polícia civil, entre agentes policiais civis e delegados", afirmou.

O concurso vai abrir 880 vagas para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. O Cope é um colegiado consultivo e de supervisão que tem por finalidade estabelecer diretrizes e normas relativas à política de recursos humanos do Estado. O conselho é presidido pelo secretário da administração e composto por outros três secretários de estado, além do procurador geral e pelo superintendente de Recursos Humanos do Estado.

A polícia civil solicitou a abertura do concurso para delegados, investigadores e escrivães em função da aposentadoria, exonerações e falecimento de policiais.  O pedido passou por análise da secretaria da administração quanto ao número de vagas disponível nas carreiras e pela avaliação da Diretoria de Planejamento Orçamentário, para verificar a disponibilidade orçamentária e financeira. Os estudos foram encaminhados ao Cope para subsidiar a decisão dos conselheiros. O Governador autorizou a realização do concurso, homologando a resolução do Cope.