Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Governo decreta situação de emergência em 51 cidades da Bahia

Documento vai facilitar a compra de novos equipamentos e ajudar a atrair investimentos federais

• 03/10/2015 às 10:35 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os incêndios florestais na região da Chapada Diamantina e no Oeste da Bahia levaram o governo a decretar situação de emergência em 51 municípios do estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta sexta-feira (2), e terá validade de 90 dias. O documento suspende a realização de atividades que possam propagar os incêndios florestais e afirma que as chamas podem ameaçar a produção econômica de algumas regiões e até a nascente de alguns rios.
De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Rodrigo Hita, o decreto de emergência ajuda na celeridade na compra de equipamentos de combate, contratação de pessoal e recursos federais. "O decreto simplifica a compra de equipamentos para combater os incêndios, evitando que o município tenha que aguardar por um processo licitatória. Além disso, serve como um recurso para buscar apoio do governo federal", disse.
Ainda segundo ele, o incêndio foi controlado na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, apesar de as chamas ainda não terem sido extintas. Os municípios mais atingidos por enquanto são Formosa do Rio Preto, no extremo-oeste, e Barra, no Vale do São Francisco.
Os bombeiros estão concentrando as ações na Estação Ecológica do Rio Preto e área de proteção ambiental Dunas e Veredas do Médio São Francisco, ambas ameaçadas pelas chamas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), um helicóptero, três pick-ups e um microônibus já são utilizados no trabalho para combater o fogo. A ação envolve 68 bombeiros, que têm apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
ADVERTISEMENT
Confira a lista dos municípios em Situação de EmergênciaAbaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia