Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Guia Exame de Sustentabilidade 2013 anuncia empresas vencedoras

• 07/11/2013 às 9:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

itau-unibanco-ecod-final.jpg
Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco, recebe o prêmio das mãos de Cláudia Vassallo, diretora superintendente de Exame
Foto: Flávio Santana/Biofoto

O Itaú Unibanco foi eleito a empresa mais sustentável do ano pelo Guia Exame Sustentabilidade 2013. O anúncio foi feito durante cerimônia na quarta-feira, 6 de novembro, em São Paulo. Maior banco privado do país, com 15 milhões de correntistas, o Itaú vem somando boas práticas que o tornam líder nessa seara entre as instituições financeiras, justifica a revista.

Em 2004, o banco foi o primeiro a aderir voluntariamente a um conjunto de regras socioambientais para concessão de créditos, criadas pela Corporação Financeira Internacional (IFC), braço financeiro do Banco Mundial. Seguindo esses princípios, em 2012, o Itaú negou crédito para a construção da hidrelétrica de Belo Monte e para cerca 90 companhias que também foram reprovadas no seu crivo socioambiental.

Dentro da empresa, a gestão da sustentabilidade tem se traduzido, cada vez mais, em governança, onde cada funcionário, não importa de que nível, está aprendendo a desempenhar com mais responsabilidade seu papel nessa jornada. A ideia é levar a sustentabilidade para o centro da estratégia.

Para ajudar nesse processo, o Itaú Unibanco mantém um comitê de sustentabilidade formado por 20 executivos que discutem soluções para problemas (como melhorar o atendimento dos vendedores para atender ao público, por exemplo) e também propõem ações diferenciais, como criar um programa de compartilhamento de bicicletas nas cidades.

"A sustentabilidade tem que ser boa para nós e para nossos clientes. Nós entendemos que temos que estender nossa ação para muito além daquilo que é o nosso negócio", destacou o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, ao receber o prêmio.

Em seu discurso, Setúbal destacou algumas iniciativas mantidas pelo banco. "Temos um instituto cultural que promove a arte brasileira em especial. Temos programas sociais bastante focados na educação. Acreditamos muito no programa das bikes, como uma forma de melhorar a mobilidade urbana. Tudo aquilo que fazemos envolve de várias formas um reconhecimento de como podemos melhorar nossa relação com as pessoas, com a sociedade", sublinhou.

Demais empresas premiadas

Durante o evento, a diretora superintendente da unidade Exame da Editora Abril, Cláudia Vassallo, lembrou que o termo sustentabilidade vem sendo usado com muita leviandade ultimamente e que, em muitos casos, passa bem longe da ideia fundamental de olhar o hoje com atenção nos efeitos futuros para as próximas gerações.

"As empresas que estão aqui hoje compartilham a crença de que o papel das empresas e dos líderes de negócios vai muito além do retorno aos acionistas, ou melhor, acreditam que podem alcançar esse retorno de forma sustentável", ressaltou. Cláudia afirmou que o Brasil já melhorou muito, mas que ainda há muito por fazer.

Neste ano, pela primeira vez na história do guia, as empresas são apresentadas por setor: são 61 companhias organizadas em 20 setores. Além delas, a revista Exame também destaca as mais sustentáveis em sete categorias da sustentabilidade. São elas: Governança de Sustentabilidade; Direitos Humanos; Relação com a Comunidade; Relação com os Fornecedores; Gestão de Água; Gestão de Biodiversidade; e Gestão de Resíduo.

Clique nas fotos da galeria abaixo para conhecer algumas dessas empresas. Já para ver o ranking completo, clique aqui.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade