Viver Cabula

História e cultura: Cabula vira opção de turismo; saiba o que fazer

Cercado por prédios, casas e pontos comerciais, a localidade também conta com atrativos culturais, naturais e históricos

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Salvador é cercada por vários pontos turísticos, mas tem um bairro da cidade em especial que se tornou opção de turismo nos últimos anos: o Cabula. Cercado por prédios, casas e pontos comerciais, a localidade também conta com atrativos culturais, naturais e históricos.

Resultado de imagem para mata do cascao
Mata do Cascão é uma área preservada da Mata Atlântica. (Imagem: Reprodução)

O bairro passou a ser destino turístico desde a chegada do Turismo de Base Comunitária (TBC), em 2010, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dos pesquisadores, professores, estudantes, colaboradores, voluntários e pessoas da comunidade. A ideia do projeto é mostrar iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades.

A localidade tem servido para que pesquisadores encontrem experiência para se aprofundar na história desta região da cidade. O Cabula, cabe lembrar, é um antigo quilombo de Salvador.

O que encontrar no bairro?

Museu digital e artes – Quer conhecer a história do antigo quilombo sem sair de casa? Isso é possível através de um museu digital, que mostra a trajetória do grupo que viveu na região desde o século XIX. A região era habitada por negros libertos e fugidos, que ocuparam a área pertencente à Marquesa de Nisa, que morava em Portugal. O museu pode ser acessado pelo site museudocabula.com.br, que tem imagens criadas em 3D.

O turismo de base comunitária mobiliza os moradores para a criação de expressões culturais e artísticas das localidades. Entre os exemplos estão o Coletivo de Arte e Cultura do Cabula – Cultarte, com artesãos da região. O grupo participa de oficinas e capacitações e iniciativas coletivas de venda. Além deste grupo, o Terno de Reis Rosa Menina leva a alegria na Folia de Reis.

Natureza - A Mata do Cascão é uma área preservada de Mata Atlântica, situada nos fundos do quartel do 19º Batalhão de Caçadores do Exército. A vegetação conta com diversas espécies e também protege as nascentes do Rio Cascão. No Horto Florestal encontra-se a primeira represa d'água que abastecia Salvador.

Terreiros - Se o seu interesse é na religião, os visitantes podem encontrar no Cabula vários terreiros de Candomblé. Um dos mais conhecidos é o Ilê Axé Opó Afonjá, comandado por Mãe Stella de Oxossi. Outro antigo, criado em 1850 pelo Tata Roberto Barros Reis, é o Terreiro Tumbenci.

Outros atrativos narram a história do bairro e são pontos de turismo como os casarões centenários, o Teatro Caetano Veloso, o Memorial Legislativo.