Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Hoje é o Dia Internacional da Juventude

• 12/08/2015 às 9:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

jovens-dia-ecod.jpg
Quantidade sem precedentes de jovens no país e no mundo proporciona um momento histórico único
Foto: Chris Ford/Flickr/CC

O mundo celebra nesta quarta-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1999, com o objetivo de promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

Para as Nações Unidas, a juventude é uma força de transformação e deve desempenhar um papel fundamental no processo de construção do desenvolvimento sustentável.

Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na maior população jovem da história: no mundo, são mais de 1,8 bilhão de pessoas jovens, e no Brasil esse número ultrapassa 52 milhões.

Ban Ki-moon ressaltou que "o espírito de ação está encarnado no tema deste Dia Internacional da Juventude", que é "Juventude e Engajamento Cívico"

A quantidade sem precedentes de jovens no país e no mundo proporciona um momento histórico único, que precisa ser aproveitado para o alcance do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E para que essa população possa transformar as suas realidades atuais e o destino de seus países, é crucial que as leis e as políticas públicas nacionais estejam orientadas para fortalecer suas trajetórias.

Jovens engajados
Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou "os milhões de jovens que estão protestando por direitos e participação, abordando níveis impressionantes de desemprego entre jovens, levantando suas vozes contra a injustiça e defendendo ação global pelas pessoas e o planeta".

Ban afirmou que neste ano histórico, enquanto os líderes se preparam para "adotar uma nova visão ousada para o desenvolvimento sustentável, o envolvimento dos jovens é mais valioso do que nunca".

Voluntariado
Para o chefe da ONU, o "voluntariado é uma forma de melhorar a sociedade e está aberto a virtualmente todos".
Ban declarou que os jovens também podem unir forças com as Nações Unidas na transição da formulação das novas metas de desenvolvimento sustentável para sua implementação.

Ele ressaltou ainda que "o espírito de ação está encarnado no tema deste Dia Internacional da Juventude", que é "Juventude e Engajamento Cívico".

(Com informações da ONU Brasil e Rádio ONU)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade