Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Homem é morto após roubar arma de soldado em aeroporto de Paris

Suspeito seria radical islâmico que baleou policial antes; caso é investigado como terror

Redação iBahia • 18/03/2017 às 8:42 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um homem identificado como um radical islâmico foi morto no sábado por forças de segurança em pleno aeroporto Orly, em Paris, após tentar roubar a arma de um soldado. Ele também teria sido responsável por um tiroteio na região Norte da capital francesa. De acordo com forças de segurança, ele não portava explosivos no momento. O caso é investigado como terrorismo pela divisão antiterror da procuradoria parisiense.

O incidente ocorreu por volta das 8h30m, perto de uma fila para check-in na zona de embarque. Brandet afirmou que o homem conseguiu se esconder numa área reservada antes de entrar em confronto com agentes e acabar baleado.

— Estávamos na fila para o check in de um voo para Tel Aviv quando ouvimos cerca de quatro tiros muito perto de nós — afirmou uma testemunha, Franck Lecam, à AFP.

Cerca de 3 mil pessoas acabaram retiradas às pressas das imediações do aeroporto após o incidente, entre elas pessoas que iriam desembarcar e tiveram que ficar em aviões. O tráfego aéreo foi completamente interrompido em função do incidente, e voos acabaram desviados para outros terminais fora de Orly.

O soldado que teve a arma roubado era justamente de uma divisão antiterror, mas as autoridades foram positivas sobre a reação ao ataque.

— O fato de que o atacante de Orly foi neutralizado tão rapidamente, sem feridos, mostra que a segurança é efetiva — defendeu uma fonte policial.

No mesmo dia, uma policial havia sido baleado durante uma checagem de rotina em Stains, ao norte de Paris. O suspeito também roubou o carro de uma mulher. Não se sabe o estado de saúde da agente de segurança.

Após as autoridades inicialmente mostrarem dúvida sobre uma eventual relação, ela foi confirmada posteriormente. O suspeito já seria alvo de vigilância.

— Este mesmo homem, um muçulmano radicalizado conhecido dos serviços de Inteligência e o sistema de Justiça, pegou uma arma de assalto no terminal sul de Orly — disse uma fonte policial. O ministro do Interior, Bruno Le Roux, confirmou a informação.

Ao sul de Paris, Orly é o segundo maior aeroporto da França, ficando atrás apenas do terminal aéreo Charles de Gaulle, também na capital.

A França se assustou na quinta-feira com dois episódios separados: um aluno adolescente invadiu sua escola em Grasse e deixou dez feridos a tiros antes de ser preso. No mesmo dia, uma carta-bomba feriu uma pessoa em plena sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O último caso tem como principal suspeito um grupo anarquista grego que reivindicara uma tentativa semelhante de ataque na sede do Ministério das Finanças alemão, um dia antes.

Num episódio semelhante de ameaça a soldados na França, um militar baleou um homem que tentou atacá-lo com um facão no centro comercial do Museu do Louvre. O suspeito foi atingido na barriga, mas sobreviveu.

A França se mantém desde 2015 em estado de emergência após os ataques coordenados que deixaram 130 mortos e foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo