Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Homem que estampa embalagem de batata sabor feijoada nega racismo

Reginaldo ficou sabendo da repercussão, que ganhou as redes nos últimos dias, apenas nesta sexta-feira

Redação iBahia • 20/01/2017 às 18:08 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um sabor exótico da batata Ruffles está gerando polêmica nas redes sociais: a empresa de salgadinhos foi massivamente acusada de racismo por ter estampado um homem negro na versão "feijoada", após uma promoção. Por sua vez, o microempreendedor Reginaldo Moraes, de 44 anos, que teve a ideia e emprestou seu rosto para o produto, não vê nada além do próprio mérito na embalagem da batata.

Morador de Quitandinha, cidade rural do Paraná, Reginaldo ficou sabendo da repercussão, que ganhou as redes nos últimos dias, apenas nesta sexta-feira. Ele se surpreendeu com a reação das pessoas e não entende como o produto poderia soar racista: — Ouvi dizer que a internet não gostou muito da ideia. Mas o que eu posso fazer com o que o pessoal comenta? Eles estão totalmente enganados — lamentou. Reginaldo explica que esteve envolvido na criação do produto desde o início, quando cadastrou sua criação no site da promoção - ele criou três sabores além da feijoada, mas só se lembra do "escondidinho de frango".

A promoção lhe deu liberdade para escolher vários detalhes do produto, segundo ele: — Eu que criei o sabor. Depois de fazer o cadastro, também fui eu que escolhi a cor preta do pacote. A empresa só mudou o nome, que eu tinha escolhido "feijoada tradicional". Eles escolheram "Feijuuuca" por uma questão de marketing. O sabor feijoada foi finalista da promoção "Faça-me um sabor" da Ruffles, junto com os sabores burrito e calabresa, que foi o vencedor. Os três foram produzidos e colocados a venda após passarem por várias fases do concurso, que intercalavam votação popular e uma comissão julgadora. As autoras dos outros dois sabores também estamparam os produtos.

A ideia surgiu para Reginaldo de uma maneira bastante despretensiosa. Ele conta que estava a caminho de um dos frequentes churrascos que faz com os amigos e resolveu levar batatas chips. Durante a refeição, misturou tudo e gostou. Mas, se o sabor não agradou a todos, para ele as pessoas mais importantes gostaram desta edição limitada da batata: — Eu tenho um casal de filhos que aprovou a batata de feijoada. E a minha mulher também não quer saber de outra coisa! Fizemos até um estoque em casa.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recebeu denúncias contra o produto desde 2016. Reginaldo lembra que quando a promoção ainda não tinha chegado em sua fase final, internautas comentavam "por que colocaram este neguinho?" nas páginas do concurso. Contanto, assim como o autor da ideia, o relator do Conar Conselheiro Antonio Jesus Cosenza arquivou o processo e ainda disse: “Está na hora de deixarmos os exageros de lado e praticarmos o bom senso na avaliação do comportamento que envolver preconceito”.

A PepsiCo, empresa que produz o alimento, enviou uma nota sobre o caso. Leia na íntegra: "A PepsiCo é uma empresa global de alimentos e bebidas que apoia a diversidade e a inclusão. A embalagem de Ruffles #Feijuuuca exibe a imagem do criador do sabor, um dos três finalistas do concurso ‘Faça-me um sabor Ruffles’, lançado em 2016, no Brasil. Todos estes pontos foram esclarecidos ao CONAR, que encerrou o caso por decisão unânime".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil