Bahia

Publicada em 20/10/2012 às 12h55. Atualizada em 20/10/2012 às 12h55

Horário de Verão muda rotina de voos, bancos e loterias na Bahia


Funcionamento de alguns serviços terá mudanças a partir de segunda


Priscila Chammas
(priscila.chammas@redebahia.com.br)
publicidade

A partir de amanhã, o Brasil se dividirá em dois: o que entra no horário de Verão (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o estado do Tocantins) e o que não entra (o restante do país, incluindo a Bahia). O Brasil que vai adiantar o relógio terá que acordar mais cedo, almoçar mais cedo, dormir mais cedo... Mas o Brasil que não aderiu ao horário também não está livre de mudanças na rotina e possíveis transtornos.

Principalmente para quem gosta de pagar as contas na última hora. É bom ficar atento se não quiser correr o risco de pagar a multa. É que, a partir de segunda-feira, as agências de Salvador e Região Metropolitana terão seu horário de funcionamento antecipado em uma hora, ou seja: das 9h às 15h. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências do interior continuam com horário normal.

Se chegar atrasado, a saída é correr para uma lotérica, que receberá as contas até as 20h. Fora do período de horário de Verão, o pagamento de contas é feito até as 21h. Outro serviço lotérico que será afetado são as apostas. De acordo com o Sindicato dos Lotéricos da Bahia (Sinloba), em dia de sorteio, só serão aceitos os jogos feitos até as 18h, e não mais 19h.

Voos
Quem está com voo marcado para o período que vai até 16 de fevereiro também deve ficar atento para não acabar sendo largado no aeroporto. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) alerta os passageiros para as mudanças em horários de voos com partida ou chegada em cidades da Bahia e de Tocantins. Numa situação inversa à da Bahia, o estado da região Norte decidiu aos 45 do segundo tempo que iria entrar no horário de Verão.

De acordo com a Abear, todos os voos  que partem da Bahia precisarão ser antecipados em uma hora. Precisam fazer a conversão os passageiros que compraram o bilhete antes do dia 16 deste mês, data da publicação da medida no Diário Oficial da União. No caso da TAM, as vendas só começaram a ser feitas com o horário correto no dia 17, às 14h. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a companhia.

Correios
Se vai enviar alguma encomenda urgente, por Sedex, também não dê bobeira. Apesar de as agências dos Correios continuarem funcionando nos horários normais (que variam conforme a agência), o envio das encomendas será feito uma hora antes. Na agência central, da Pituba, por exemplo, se você chegar lá depois das 18h, seu pacote só será enviado no dia seguinte. Na agência do aeroporto, o horário limite para o mesmo serviço é às 19h, e no terminal de cargas, às 20h.

Outra mudança é para quem faz transações na Bolsa. A Bolsa de Valores de São Paulo decidiu que esse ano não vai alterar seu horário de funcionamento durante o horário de Verão. Isso significa que a Bovespa vai continuar operando das 10h às 17h pelo horário de São Paulo, o que irá corresponder ao intervalo de 9h às 16h na Bahia.  

E não se espante se você ligar a televisão para ver Guerra dos Sexos e se deparar com um simpático "boa noite" de William Bonner. Ou vice-versa. É que, apesar de não ter a programação totalmente alterada (a novela das nove, continuará às 21h), a grade televisiva sofrerá algumas modificações para que alguns programas sejam exibidos em tempo real (Jornal Nacional e futebol, por exemplo).

Fique atento também ao horário de funcionamento de call centers de empresas com sede nas regiões onde o horário vai ser ajustado. Sempre corre o risco de ‘estar sendo acordado’ às 7h da manhã por uma vendedora de seguros, ou ficar horas escutando uma irritante musiquinha ao tentar cancelar a assinatura da revista depois do horário de expediente em São Paulo.



Matéria original: Correio 24h
Horário de Verão muda rotina de voos, bancos e loterias na Bahia





Tags: Mudanças, Horário Verão, Voo, Bancos, Lotéricaas
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação