Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

iBahia sobre rodas: Carros antigos - hobby e paixão

Mesmo quem pensa em ter um antigo por hobby ou paixão, tem que ficar atento em equilibrar o uso do carro

Redação iBahia • 18/08/2017 às 10:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Adquirir e cuidar de um veículo antigo significa muito mais do que simplesmente ter um amontoado de ferro sobre rodas e com pouca tecnologia. Para muitas pessoas o carro antigo faz parte da história de vida, da família e mexe com sentimentos e recordações.

Para Gustavo Juba, designer que tem 32 anos, puxou pela profissão que abraçou e sempre gostou das formas do Fusca, ícone da Volkswagen e primeiro veículo de muitos brasileiros durante décadas. Ele possui um modelo e também coleciona diversas miniaturas.

Foto: Divulgação

Em Salvador existem muitos Clubes de marcas e modelos. Marizete Teles, Auxiliar de Vendas, tem um Fusca bem diferente e ao mesmo tempo personalizado. Ela faz parte de um clube chamado “Fuscaria” em Salvador, mas citou pelo menos outros 7 na capital e em cidades do interior baiano.

Pra quem pretende adquirir um veículo antigo para uso diário, pensando em economizar em combustível, IPVA e manutenção, precisa ter noção de como cuidar desse veículo. David Opaleiro, funcionário público, tem um Opala 73 e lembra que o proprietário tem que ter um bom mecânico ou oficina especializada e deve fazer sempre a manutenção preventiva para que possa confiar em rodar com o veículo.

Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Mesmo quem pensa em ter um antigo por hobby ou paixão, tem que ficar atento em equilibrar o uso do carro. Tentar não rodar de maneira desgastante e nem deixar parado na garagem por muito tempo.

Saulo Figliuolo, Engenheiro Mecânico, dá dicas para adquirir peças de reposição. Segundo ele é uma tarefa difícil. É como um “garimpo” de peças usadas em lojas do interior e até nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Lembra também que a depender do modelo e do ano, tem que pesquisar na internet, fora do país e em alguns casos fazer adaptações, desde que não comprometam a estética, originalidade, o funcionamento do veículo e a segurança dos ocupantes e de terceiros.

Portanto, na hora de comprar um veículo antigo, é bom lembrar se todos esses itens valem a pena e se o prazer de dirigir é maior do que o tempo disponível para cuidar.

A Coluna iBahia Sobre Rodas deixa aqui alguns links de sites (Veteranan Bahia, Opala e AcGouveia) de carros antigos na Bahia e agradece ao David Opaleiro pela colaboração nessa reportagem.

* Radialista profissional há 31 anos e especialista em veículos. Apresentou diversos programas do segmento nas emissoras de rádio e TV na Bahia e Sergipe

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias