Sustentabilidade

Publicada em 23/04/2012 às 17h10. Atualizada em 23/04/2012 às 17h10

IBM desenvolve bateria que "respira" com autonomia de 800 km


A IBM desenvolveu uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, aumentando exponencialmente a sua autonomia. "Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.



publicidade

bateria.jpg
A bateria da IBM é muito mais leve do que as baterias usadas atualmente pelos veículos elétricos/Fotos:Divulgação

No intuito de romper uma das maiores barreiras para a adoção generalizada do veículo elétrico: a faixa limitada da bateria, a  IBM, multinacional que desenvolve avançadas tecnologias industriais, iniciou um projeto intitulado "Bateria 500", no qual é desenvolvida uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, permitindo uma autonomia de 800 km aos veículos elétricos.

"Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.

Segundo os pesquisadores, assim que o veículo é ligado à corrente elétrica, todo o oxigênio armazenado é libertado e volta novamente à atmosfera, como se tivesse sido respirado.

ibm-litio-ar-01.jpg

A tecnologia IBM está sendo desenvolvida com a ajuda das empresas Asahi Kasei e Central Glass, e é muito mais leve que as baterias atualmente usadas nos veículos elétricos.

De acordo com o portal Engadgat, a IBM espera obter um produto final, para comercialização, por volta do ano 2030.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.





Tags:
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural