Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
Polêmica na web

Blogueira reforma apartamento e devolve casa após não conseguir pagar aluguel

Caso viralizou nas redes sociais e levantou debate sobre realização de obras em espaços alugados

Redação iBahia • 06/09/2023 às 12:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Blogueira reforma apartamento e devolve casa após não conseguir pagar aluguel
Foto: Instagram

A influenciadora digital e youtuber Dora Figueiredo se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais após compartilhar um frustração, a de não conseguir mais pagar o aluguel de um apartamento inteiramente reformado por ela.

Em uma sequência de vídeos, a blogueira explicou que custeou toda reforma do imóvel, localizado em São Paulo, no entanto, precisou devolver o apartamento após o proprietário aumentar o valor do aluguel.

Leia mais:

"O meu sonho virou pesadelo e acabou sendo o maior desperdício de dinheiro da minha vida (...) Resolveram aumentar absurdamente o valor, sendo que uma das coisas que realmente mudou e valorizou esse apartamento foi a obra que eu custeei", explicou ela que tinha a intenção de comprar o imóvel, no entanto, não firmou o acordo em contrato.

@dorafigueiredo Quem lembra do projeto do Apartamento Colorido? Eu finalmente consegui colocar um ponto final nesse sonho que se tornou um pesadelo ontem! Por isso, eu decidi contar para vocês a verdade sobre tudo o que aconteceu durante esse projeto, até por que vocês não param de me perguntar sobre isso tem tempo já! Ansiosas pra parte 2? #ApartamentoColorido ♬ som original - Dora Figueiredo

No vídeo da "denúncia", Dora ainda expõe problemas com a equipe de arquitetura contratada para reformar o local, como a demora na entrega do apartamento.

"Me foi vendido um projeto que ficaria pronto em três meses e que seria 100% parceria, perfeito. Eu tive a resposta de que não iria mais acontecer aquela parceria, que, na verdade, não seriam três meses e sim seis, e que eu teria que pagar algumas coisas. Mas tudo bem. Planos mudam e eu resolvi continuar, eu estava completamente apaixonada por tudo e queria realizar esse sonho."

@dorafigueiredo Qual foi a pior ideia de vocês já tiveram? Sem dúvida a minha foi reformar um apartamento alugado. Eu tomei essa decisão por que foi me prometido uma parceria para realizar o projeto da obra que não aconteceu e agora eu me sinto responsável em compartilhar com vocês tudo o que eu passei, porque mesmo tendo dado tudo errado eu ainda tive o privilégio de ter ajuda de marcas incríveis, mas eu sei que muitas pessoas não tem essa oportunidade. Vou falar mais na parte 3, ansiosos? #ApartamentoColorido ♬ som original - Dora Figueiredo

Uma das ideias da influenciadora era de colocar uma jacuzzi no apartamento, que foi duramente criticado pelos internautas por supostamente não ter a autorização do condomínio para a instalação. Na justificativa, Dora afirmou que a arquiteta responsável pela obra não a avisou sobre problemas estruturais.

"O motivo do meu colapso mesmo foi a piscina lá em cima. Eu queria ter uma jacuzzi, perguntei se dava e responderam que sim. Fizeram todo um projeto elétrico, comprei a piscininha. Aí eu fui lá, usei e recebi uma notificação judicial do prédio dizendo que eu não poderia ter aquela piscina e que aquilo poderia causar problema na estrutura do prédio. Coisa que, eu acho, deveria ter sido falada pra mim e não foi."

@dorafigueiredo Vocês já fizeram obra? Como foi? Essa obra me traumatizou tanto que eu nunca mais vou fazer um obra assim na minha vida! Vocês já passaram por obras caóticas? É bem comum isso, o problema é que na internet tudo é perfeito e eu cansei de fingir ter tido o apartamento perfeito. #ApartamentoColorido ♬ som original - Dora Figueiredo

O que diz a lei?

A regra geral da lei de locações indica que quem aluga um espaço tem direito à indenização, caso as reformas sejam feitas para o bem do espaço, como reparo de um vazamento ou a troca de um telhado prestes a cair. Isto se chama benfeitoria necessária.

Nestes casos, a obra pode ser realizada mesmo sem autorização do proprietário.

Já no caso de benfeitorias úteis, isto é, as obras que acrescentam valor e utilidade ao imóvel, a indenização só é feita se o proprietário tiver autorizado a reforma. Caso contrário, o inquilino pode ter que reverter a mudança para devolver o imóvel no estado em que o recebeu.

O caso de Dora, pode ser enquadrado nas benfeitorias voluptuárias, consideradas as reformas feitas para tornar o imóvel mais agradável para o atual, que não são indenizadas pelo proprietário. Este tipo de reforma, inclui pintura, rebaixamento de teto e colocação de armários, por exemplo.

Durante a locação do imóvel, a pessoa que aluga tem a responsabilidade de conservar o local. Caso estrague, o locador tem duas opções: sair do imóvel deixando como está ou entregar a casa como era antes.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto