Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Irmã Dulce ganha livro com sua história, 23 anos após sua morte

Jorge Gauthier levou quatro anos pesquisando e escrevendo sobre a freira que pode ser a primeira santa baiana

• 13/03/2015 às 15:27 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Há 33 anos, o mundo se despedia do “Anjo bom da Bahia”, que deixava o nosso plano para interceder por seus fiéis mais perto de Deus. Quatro anos se passaram desde a beatificação de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, ou simplesmente Irmã Dulce. Agora conhecida mundialmente e para a Igreja Católica como Beata Dulce dos Pobres, a freira que ficou famosa por cuidar de pobres e doentes ganha mais um livro biográfico, escrito pelo jornalista Jorge Gauthier.
A beata precisa de mais um milagre para se tornar a Santa Dulce dos Pobres, que pode ser a primeira santa baiana (Foto: Divulgação)
O autor lembra que o livro 'Irmã Dulce: os milagres pela fé', lançado na manhã de quarta-feira (11), no Memorial Irmã Dulce não trata-se de uma simples biografia. “Não poderia só contar a história dela, primeiro que estaria fazendo algo que já foi feito porque já existem três livros com a biografia dela”, conta. Segundo Jorge, o recorte de seu livro é sobre os milagres da beata sob o olhar da ciência. “Não é um livro de ciência, mas traz a abordagem do entendimento de milagre pela ciência e aí eu me deparei com um universo que transcende isso”, completa.O embrião do livro foi uma série de reportagens sobre a freira, feita pelo jornal Correio*, em 2011, quando da beatificação de Irmã Dulce. “Quando comecei a fazer a pesquisa para a série, vi que a história era muito maior do que pudesse caber em uma matéria do jornal”, conta Jorge. Ele diz ainda que o período coincidiu com uma pós-graduação em Jornalismo Científico que fazia. “Minha orientadora me alertou o fato de que poucas pessoas estudam ciência e religião dentro do jornalismo científico”, diz. E foi assim que surgiu o livro, que trata os milagres de Dulce a partir de uma ótica mais investigativa.“Com o livro eu não quero converter ninguém. Quero que as pessoas entendam que, no mundo há pessoas que acreditam nos milagres”, explica Jorge. Dividido em cinco capítulos, o livro mostra a ideia de milagres para a ciência e para a Igreja, além da vida da freira, a história dela contada por pessoas que conviveram com ela, além da história de Claudia, a mulher cujo milagre permitiu a beatificação.
O escritor e também jornalista revelou que tem material para mais um livro e não descarta a ideia de voltar a escrever sobre Dulce (Foto: Daniel Silveira/iBahia)
"Tudo nesse livro tem um pouco de milagre..."Em um livro que trata dos milagres da possível santa baiana, não poderia faltar um empurrãozinho dos céus para que ele acontecesse. Jorge fala que uma das personagens presentes no texto surgiu em sua vida também de uma maneira inexplicável. Durante uma entrevista para a série de reportagens, um homem começou a conversar com ele, enquanto Jorge esperava o carro para voltar à redação do jornal. “Ele virou pra mim: 'me ajude, eu vi no jornal umas coisas sobre Irmã Dulce virar santa e queria contar uma historia dela'”, conta. A história era sobre um acidente em que Irmã Dulce saiu ferida e no qual ele também estava. O homem tratava-se de Seu Antônio, que já tinha sido muito procurado antes por muitas pessoas para narrar justamente esta história.Além desses pequenos milagres de Dulce, Jorge conta que contou com a ajuda das Obras Sociais e do próprio Vaticano, que cederam documentos e informações para compor essa história de fé. O autor conta também que teve que consolidar um material com histórias sobre a beata que precisaram ser costuradas com historiadores.'Irmã Dulce: os milagres pela fé', está disponível nas versões impressa e em e-book, ambas pelo Selo Correio Cultura, do jornal Correio*. A primeira pode ser encontrada na loja online da Autografia Editora, com entrega para todo o Brasil, além da Lojinha das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que fica no Largo de Roma, em Salvador e, em breve em outras livrarias. A versão digital está disponível no site www.correio24horas.com.br/irmadulcesite, além dos sites da Livraria Cultura e da Livraria da Folha de S. Paulo. Parte do valor arrecadado com a venda dos livros será doada para as Obras Sociais Irmã Dulce.A vida da freira também virou filme, recentemente, assista ao trailer: [youtube wi-mg_m5P24]*Com supervisão e orientação de Rafaele Rego

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura