Empregos

Já deu uma nota ao seu chefe? Responda o teste e saiba como anda o seu ambiente de trabalho

Faça o teste e identifique a lista com as 20 melhores empresas para trabalhar

Graciela Alvarez (graciela.alvarez@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Você confia no seu chefe? Gosta das pessoas com quem trabalha? Tem prazer em ir trabalhar? Tem orgulho de dizer onde trabalha? Conta com a melhor infraestrutura para alcançar os resultados que lhe são cobrados? Se as respostas a estas perguntas, pelo menos a maioria delas, for positiva, considere-se um privilegiado, pois muito provavelmente você atua em um local com um bom ambiente de trabalho. Mas se ainda assim ficou na dúvida, o CORREIO convida você a realizar um teste produzido pelo Great Place to Work (GPTW), instituto responsável por pesquisar e elaborar mais de 20 listas com as Melhores Empresas para Trabalhar, seja no mundo, no Brasil ou na Bahia. O responsável pelo conteúdo do instituto GPTW Brasil, Bruno Mendonça, explica que, apesar de ser apenas um indicativo, o teste produzido para o CORREIO (ver abaixo) é apenas uma prévia do que é feito na prática. Veja também: Veja 8 sinais que você tem um péssimo chefeMendonça diz que a metodologia adotada pelo GPTW inclui três pesquisas simultâneas, duas com os funcionários (com peso de 67% na nota final) e uma com a empresa (33% da nota final). “Um dos estudos com os colaboradores é quantitativo e conta com 58 afirmativas organizadas de forma que podemos medir a percepção dos funcionários com relação a cinco dimensões da empresa: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem”. A outra, segundo ele, é a qualitativa, quando os funcionários expressam uma opinião positiva sobre a empresa e falam sobre as oportunidades de melhoria na organização. Com impacto menor no resultado final, o teste com a companhia visa avaliar as práticas de gestão de RH. “É um questionário dissertativo, organizado de uma forma que as empresas respondam sobre o que realizam em nove práticas culturais que julgamos essenciais para construir excelentes ambientes de trabalho. São elas: contratar e receber; inspirar; falar; escutar; agradecer; desenvolver; cuidar; celebrar; e compartilhar”. De acordo com Mendonça, a comunicação e a aplicação da pesquisa é de responsabilidade das empresas e do GPTW, e os questionários podem ser realizados via web, impresso ou das duas formas. Ou seja, estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar não é uma tarefa tão simples assim. É preciso contar, principalmente, com o aval dos funcionários. O responsável pelo conteúdo do instituto GPTW Brasil esclarece que os funcionários selecionados para responder à pesquisa são convidados e não obrigados a participar. “Um dos princípios básicos do nosso processo é garantir a confidencialidade aos colaboradores que respondem aos questionários”, garante ele, complementando: “As empresas jamais receberão as respostas individuais dos funcionários”.



Inscrições Gostou da ideia? Então, não custa nada incentivar a participação da sua empresa no prêmio. Vale ressaltar que o processo é gratuito. Apesar das inscrições ficarem abertas o ano todo no www.greatplacetowork.com.br, Mendonça alerta que, para entrar na lista GPTW – Bahia 2014, as empresas precisam se inscrever até a primeira semana de novembro. Isso porque há alguns prazos operacionais. “O processo, incluindo a aplicação dos questionários, precisa ser finalizado até 28 de novembro”, informa Mendonça. Para participar, basta ter mais de 50 funcionários e inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Bahia.

 Matéria Original Correio 24h: Já deu uma nota ao seu chefe? Responda o teste e saiba como anda o seu ambiente de trabalho