Comportamento

Já pensou em não poder fazer a famosa selfie no show da sua banda favorita?

Alguns artistas internacionais optam por proibir o uso de celulares durante as apresentações

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em uma sociedade onde as pessoas estão acostumadas a registrar todos os momentos nas redes sociais, se tornou comum em apresentações culturais o fenômeno dos smartphones para cima. O problema é que esse comportamento pode incomodar os demais telespectadores e os artistas e ainda interferir na acústica do local, se o sistema de som for por bluetooth.  Por este motivo, alguns países estão investindo em uma tecnologia para barrar fotografias e filmagens durante shows.

Foto: Lívia Oliveira / iBahia

Nos Estados Unidos e Reino Unido, as casas de show já estão utilizando uma tecnologia chamada Yondr para impedir a utilização de celulares durante a apresentação dos artistas. A Yondr, desenvolvida por Graham Dugoni, é uma bolsa de borracha que lacra o aparelho na entrada do show através de um chip. Essa bolsa só é destravada com o auxílio de um segurança do estabelecimento ou passando por uma máquina que fica na saída do espaço.

A Yondr já vem sendo usada em apresentações exclusivas, como o ensaio do comediante Chris Rock para o Oscar, e em shows com a finalidade de fazer os telespectadores aproveitarem mais o momento. Artistas como Alicia Keys, os The Lumineers e Dave Chappelle, se apresentaram com a plateia usando a Yondr e aprovaram o dispositivo.

Foto: Divulgação

Aqui em Salvador, as medidas para barrar o uso de eletrônicos em estabelecimentos fechados, como teatro e cinemas, inclui apenas avisos informativos e fiscalização da plateia durante as apresentações. Desde 2011, a lei municipal n° 8.091 determina que os espaços devem colocar placas, avisos nos ingressos e ter funcionários para monitorar se tem alguém fotografando ou filmando sem prévia autorização.