Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Jogar Tetris ajuda na superação de traumas, diz estudo

Conclusão foi feita por pesquisadores de cientistas liderada por Emily Holmes, da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos.

• 07/07/2015 às 12:35 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Jogar Tetris ajuda pacientes com transtorno do estresse pós-traumático a superar as lembranças do evento que causou esse trauma. A conclusão foi feita por pesquisadores de cientistas liderada por Emily Holmes, da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos.
Ainda segundo o estudo, quem jogava Tetris até quatro horas depois de passar por um evento traumático ajudava a diminuir o número de flashbacks que uma vítima sofria sobre aquele momento. A questão é que é improvável que uma vítima de trauma consiga sentar e jogar poucas horas depois de um evento doloroso.O problema é que, à medida que horas e dias passam, as memórias se consolidam no cérebro e os flashbacks são mais difíceis de serem contidos. A revista New Scientist afirma que um estudo feito pela mesma equipe mostra que jogar Tetris também pode ajudar essas pessoas.Em uma série de experimentos, 56 participantes assistiram a imagens de eventos perturbadores. No dia seguinte, eles assistiram às mesmas imagens para reativar a memória, levando o cérebro dessas pessoas a um estado no qual ele ainda pode ser modificado. Nesse instante, metade dos participantes jogou Tetris por 12 minutos enquanto os outros ficaram sem fazer nada, parados. Na semana seguinte, segundo os resultados da pesquisa, aqueles que jogaram Tetris tiveram 51% menos memórias do vídeo do que aqueles que não jogaram, além de tirarem uma nota menor em um questionário usado para diagnosticar estresse pós-traumático. A equipe responsável pelo estudo afirma que jogos como Tetris, que exigem que o cérebro processe rapidamente informações visuais, ajudam a desmanchar as imagens ligadas a um evento traumático. A memória ainda está ali, mas é menos viva. Ainda de acordo com os estudiosos, outros jogos parecidos podem ser usados com o mesmo propósito.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias