Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Lançamento literário ocupa a Reitoria da Ufba

As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling estarão presentes ao lançamento, que contará com apresentações musicais de Mário Ulloa e Lucas Robatto

• 19/07/2015 às 17:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Universidade Federal da Bahia realiza, no próximo dia 23 de julho, o evento de lançamento do livro "Brasil: Uma Biografia", de autoria das professoras Lilia Moritz Schwarcz, da Universidade de São Paulo, e Heloisa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais.O lançamento ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a partir das 17h30, e integra o ciclo de eventos promovidos pela Reitoria da UFBA com o objetivo de afirmar a importância da construção de pensamento a partir da Universidade, e, especialmente, a oportunidade de estabelecer diálogos com aqueles que tem se destacado pela capacidade de pensar o Brasil. O lançamento contará com apresentações musicais de Mário Ulloa e Lucas Robatto.
Sobre a obra
Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, a publicação propõe uma nova, e pouco convencional, história do Brasil. Nessa travessia de mais de 500 anos, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling se debruçam não somente sobre a “grande história”, mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.
A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes. "Este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo chamado Brasil. Ele combina com muita qualidade várias facetas desse personagem que se forma e se transforma ao longo de mais de cinco séculos, e continua se transformando até onde a vista pode alcançar", escreveu Boris Fausto na apresentação do volume.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura