Brasil

Latam e Azul foram as empresas mais reclamadas pelos passageiros em 2017

Avianca apresentou o melhor índice de solução das demandas dos clientes, aponta Anac

Agência O Globo

A Latam e a Azul foram as empresas aéreas brasileiras que receberam o maior número de reclamações de passageiros em 2017. É o que aponta levantamento divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Latam, que transportou 30.531.672 passageiros no ano passado, foi a mais citada, com 5.479 registros. Já a Azul, teve 3.478 reclamações, para 19.592.901 de passageiros que usaram a companhia. A cada 100 mil passageiros transportados, cada uma delas recebeu 18 queixas.

Foto: Reprodução

A Avianca acumulou 1.179 reclamações, com média de 12 registros para 100 mil passageiros embarcados. A empresa transportou um total de 19.592.901 passageiros. A média mais baixa ficou com a Gol que recebeu 2.178 reclamações com 29.199.052 passageiros atendidos, o que dá uma média de sete registros por 100 mil passageiros transportados

A Anac também divulgou o prazo médio de resposta das empresas aéreas aos consumidores. A Avianca regitrou o prazo mais longo para resposta às demandas dos seus clientes: 8,55 dias, seguida pela Gol, que demorou em média 8,19 dias para dar uma resposta ao consumidor. A Latam, por sua vez, levou 7,85 dias para responder. A Azul teve o melhor desempenho, levando 5,09 dias para dar sua resposta aos clientes.

Já no ranking que lista o índice de solução das demandas pelas empresas, conforme a avaliação dos consumidores, a Avianca teve o melhor desempenho em 2017, com 77,11% de satisfação dos passageiros que disseram ter conseguido resolver suas pendências. A Latam obteve 68,79% nesse indicador de satisfação, seguida pela Gol, com 66,45%. Em último lugar, ficou a Azul, com 53,44% de satisfação dos passageiros que fizeram reclamações.

Quanto ao índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas, a Azul também apareceu como a pior avaliada no ranking. Na variação de um a cinco, a empresa ficou com nota 2,08. A Latam recebeu média 2,54 e, a Gol, ganhou uma média 2,65. A companhia aérea mais bem avaliada pelos passageiros foi a Avianca, com 2,96.

O levantamento sobre a satistação dos passageiros com as empresas aéreas é inédito e tem como base reclamações feitas no portal consumidor.gov.br. De acordo com a Anac, as informações passarão a ser divulgadas trimestralmente.

Procurada, a Azul Linhas Aéreas afirmou, em nota, que tem o compromisso de atender seus clientes com excelência, por meio de um serviço de qualidade, eficiência, presteza e, principalmente, segurança. Prova disso, afirma, é que a companhia vem sendo constantemente reconhecida por público e crítica pela excelência no trato com seus clientes.

“Recentemente, a Azul foi eleita a empresa que mais respeita o consumidor, pela revista Consumidor Moderno; a melhor low-cost do mundo e a terceira melhor aérea do planeta, pelo site de viagens TripAdvisor; a empresa mais pontual do Brasil e das Américas, pela FlightStats; e a melhor companhia aérea da América do Sul pela Skytrax, que promove o prêmio máximo da aviação. Mesmo com todas essas premiações, a Azul ressalta que está sempre trabalhando para melhoraros produtos, serviços e a experiência de seus clientes”, completa a companhia.

A Gol, por sua vez, afirmou que trabalha constantemente na busca de excelência operacional para oferecer a melhor experiência aos seus clientes, e que continuará com todos seus esforços para aprimorar ainda mais o atendimento em solo e nos seus voos e também junto às equipes que fazem o relacionamento com os passageiros.

A LATAM Airlines Brasi disse cumprir todas as exigências de atendimento, conforme a legislação vigente. E refoça que mantém um canal aberto para diálogo com todos os seus clientes por meio do Fale com a Gente, serviço de atendimento disponível 24 horas por dia.

Consultadas, Avianca ainda não havia se manifestado até a publicação da matéria.