Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Lavagem de Itapuã marca os festejos da cidade para o Carnaval

Entre 7h e 19h, o tráfego de veículos será proibido nas principais vias do bairro, com a implantação de 12 barreiras provisórias

Redação iBahia • 16/02/2017 às 8:44 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Pouco depois das duas da manhã desta quinta-feira (16) já era possível ouvir a alvorada de fogos nas ruas do bairro de Itapuã. Era a passagem do Bando Anunciador que acordava os moradores para a lavagem no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Formado por moradores e curiosos, ao som de marchinhas antigas de Carnaval e enredos do samba de roda tradicionais, o bando se dissipou antes das 5 da manhã.

				
					Lavagem de Itapuã marca os festejos da cidade para o Carnaval
A concentração de moradores na porta da casa de Dona Niçu, uma das organizadoras da festa e já falecida, começou das 6h da manhã. Com vassouras, perfume de cheiro, alfazema e sabão o cortejo também integrado pelas Ganhadeiras de Iapuã seguiu para a praça principal do bairro e deu colorido às escadarias da igreja. Chamada também de Lavagem Nativa, a 1ª lavagem dia completa 112 anos nesta quinta-feira (16) e a última festa popular antes do Carnaval de Salvador. Por volta das 10h, está prevista a saida de um cortejo com 200 baianas do bairro de Piatã em direção à a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, onde ocorre a lavagem, por volta das 11h30.
Trânsito e Segurança
Entre 7h e 19h, o tráfego de veículos será proibido nas principais vias do bairro, com a implantação de 12 barreiras provisórias, localizadas nas ruas Aristides Milton/Rotatória do Posto 12 (sentido Centro); Aristides Milton/Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã); Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; e nas avenidas Octávio Mangabeira/Rua Beiju Pira; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Pedro Cruz; Octávio Mangabeira / Rua Carapeba; Octávio Mangabeira / Rua Albacora; Octávio Mangabeira / Pirambeba; Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego; Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal; e Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (ao lado do Habib’s).
As interdições viárias ocorrem também nas seguintes vias: Avenida Octávio Mangabeira, a partir da Rua Iemanjá; Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté.

				
					Lavagem de Itapuã marca os festejos da cidade para o Carnaval
Veículos com destino ao Centro têm como opção o viaduto Mário Andreaza, pelas avenidas Paralela e Orlando Gomes, até retornar para a Octávio Mangabeira. Os que seguem no sentido Itapuã devem acessar a Octávio Mangabeira, com retorno em frente ao estacionamento Sol Park e seguindo para o outro sentido da via, alcançando a Orlando Gomes e Paralela até chegarem a Dorival Caymmi. Das 19h às 2h, ficam proibidos também o tráfego e o estacionamento de automóveis na Rua Aristides Milton, na Praça Dorival Caymmi e nas ruas Genebaldo Figueiredo, João do Peixe e Arnaldo Francelino.
Automóveis que circulariam pelo trecho interditado, com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências terão como opção trafegar pela Dorival Caymmi, seguindo pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. Quem precisa circular em direção à Nova Brasília de Itapuã terá como opção de tráfego a Dorival Caymmi, passando pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté e o Largo do Abaeté.
Transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) determinou a oferta de nove ônibus extras da frota reguladora. Os ônibus estarão disponíveis das 17h às 23h na Estação Mussurunga e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, o tráfego do trecho compreendido entre Piatã, o Largo de Cira e a Avenida Dorival Caymmi (retorno antes do Bompreço até a Sereia de Itapuã) será interditado das 7h às 19h.
Haverá ainda mudanças nas linhas de ônibus que operam no local, que farão os seguintes itinerários: sentido Centro - Viaduto Mário Andreazza, avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio mangabeira, sendo que, a partir deste ponto, retomam o itinerário normal; sentido Itapuã - Octávio Mangabeira, com retorno em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Paralela e Dorival Caymmi, sendo que, a partir deste ponto, os veículos retomam o itinerário convencional.
Já os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacência terão como opção de tráfego seguir pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal.
Para aqueles com destino a Nova Brasília de Itapuã, há opção de tráfego pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal. A partir das 19h, o trecho será liberado e os coletivos retomam o roteiro de rotina.
Ambulantes
Cerca de 390 ambulantes estão credenciados para a festa. com efetivo de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para ordenamento do comércio informal. Além disso, a pasta realiza ações nas áreas de iluminação, combate à poluição sonora e na oferta de serviços de segurança marítima, por meio do Salvamar, que manterá quatro postos de plantão nas imediações da festa.
Durante a lavagem, os filhos de ambulantes poderão passar o dia no espaço de convivência instalado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada na Rua Antonino Casaes. O local funcionará das 8h às 17h, com capacidade para acolher 30 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 17 anos. Uma equipe técnica, formada por 21 profissionais, realizará atendimento em tempo integral ofertando todos os cuidados necessários, como cinco refeições e higiene pessoal.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá serviços por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada nas imediações da festa. Além disso, as unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) das proximidades estarão de sobreaviso, prontas para atuar sempre que necessário.
Segurança
A Guarda Civil Municipal atuará como suporte às ações das demais secretarias, além de efetuar rondas no perímetro da festa, garantindo apoio às ações de segurança dos foliões e do patrimônio público.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) preparou uma operação para a lavagem. Mais de 700 homens e mulheres das três forças policias estarão distribuídos no trajeto da festa. O Corpo de Bombeiros Militares montou postos de salvamento marítimo nas praias de Jaguaribe, Piatã, Placaford, Itapuã. * Com a colaboração da reporter Naiá Braga

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador