Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Loja é acusada de sexismo por nome de sapatos

Na Clarks, modelo para meninas era chamado de ‘bonequinha’, e o para garotos, de ‘líder’

Redação iBahia • 14/08/2017 às 18:57 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A loja e fabricante de sapatos Clarks gerou uma série de críticas de sexismo em função dos nomes dados a sapatos escolares para meninos e meninas. Isso porque o modelo feminino era chamado de Dolly Babe, algo como “bonequinha” (em tradução livre), já o masculino foi nomeado de Leader (“líder”).
A empresa removeu o Dolly Babe de seu site e está tirando os produtos de suas lojas físicas após “feedback do consumidor”. Na tarde desta segunda-feira, porém, o modelo ainda estava disponível com o nome polêmico na Amazon.com. Já no site da John Lewis, o nome já havia sido atualizado. O Doly Babe tem a sola interna estampada com corações, enquanto o Leader — que continua a ser vendido com o mesmo nome — exibe estampa de bolas de futebol.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, estava entre que criticaram a companhia. “É quase inacreditável que, em 2017, uma grande empresa possa pensar que isso seja, de algum modo, aceitável. (Isso) Mostra contra o que nós ainda estamos”. A Clarks disse, em um comunicado, que o Dolly Babe é “uma linha antiga e descontinuada, com apenas o estoque restante sendo vendido em nossas lojas”. “Estamos trabalhando para garantir que nossas linhas de produto reflitam nosso ethos neutro em termos de gênero”.
“Nos desculpamos por qualquer ofensa não intencional causada”, acrescentou a empresa. Esta não é, contudo, a primeira vez que a Clarks é acusada de sexismo. No começo deste mês, Jemma Moonie-Dalton, uma cliente, reclamou, no Facebook da experiência que teve ao comprar sapatos para duas crianças.
“Na seção dos meninos, os sapatos são robustos, confortáveis e à prova d’água com solas claramente desenhadas tendo em mente correr e escalar”, escreveu Jemma. “Em contraste, os sapatos para meninas têm solas inferiores, não são totalmente cobertos e não são bem acolchoados no calcanhar. Eles não são confortáveis e não são adequados para atividades ao ar livre no clima britânico”.
“Até onde eu sei, todas as crianças pequenas gostam de correr, pular e brincar. Se eu pensasse que ela estava sentada quieta no canto, parecendo bonita e delicada o dia todo, evitando poças ou brincadeiras de correr que pudessem arranhar os sapatos dela, eu ficaria de coração partido”. Na ocasião, a Clarks respondeu, dizendo que estava criando linhas mais unissex.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza