Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Martagão Gesteira retoma atendimento de novos casos de oncologia

Decisão ocorreu após reunião com município e possibilita também retomar tratamento de pacientes com fissura labiopalatina

Redação iBahia • 23/08/2016 às 13:36 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Hospital Martagão Gesteira vai retomar os serviços de tratamento para novos casos de oncologia nesta terça-feira (23). A decisão ocorreu após audiência entre a instituição e a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador para um ajuste de contrato.
Segundo a diretora médica das unidades da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Adriana Cardoso, a instituição vai continuar recebendo os novos atendimentos por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual.
Com o ajuste técnico também vai ser possível criar condições para que o hospital retome os atendimentos para pacientes com fissura labiopalatina. A equipe do hospital entrará em contato com as famílias a partir desta terça para que as crianças continuem o tratamento. Anualmente, o hospital recebia cerca de 500 crianças portadoras de fissura labiopalatinas e, por mês, realizava 1.600 atendimentos oncológicos.
Adriana Cardoso reforçou a necessidade de acordo com Ministério da Saúde para solução definitiva do cenário de déficit financeiro do Martagão. “Os ajustes realizados serão importantes pra manter em curto e médio prazo os serviços em funcionamento, mas ainda dependemos da resposta definitiva por parte do Ministério da Saúde”, reforça a diretora.
Crise
Em julho, Hospital Martagão Gesteira anunciou a suspensão de algumas atividades, como serviços de neurocirurgia, de assistência aos portadores de fissura labiopalatina e casos novos de oncologia não seriam mais realizados e o número de cirurgias seriam reduzido em 50%. A dívida atual do Hospital Martagão Gesteira é de mais de R$ 25 milhões.
No mesmo mês, o superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Antônio Santos Novaes Júnior, esteve em Brasília para reunião com o ministro da Saúde Ricardo Barros, para expor a situação do hospital. Após o encontro, o ministério ficou de analisar as possibilidades de acordos com a instituição filantrópica, que realiza mais de 20 mil atendimentos mensais.
O Martagão Gesteira é um hospital filantrópico que atende cerca de 250 mil crianças todos os anos, de forma gratuita. São 600 atendimentos todos os dias.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador