Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

MEC paga youtubers para fazer elogios às mudanças do ensino médio

O MEC defendeu o investimento nas novas mídias para "atingir o público-alvo do Ensino Médio"

Redação iBahia • 18/02/2017 às 19:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 23:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Ministério da Educação (MEC) patrocinou uma campanha com youtubers sobre a reforma do ensino médio. Ao todo, segundo a pasta, foram usados R$ 295 mil para vídeos em seis canais do YouTube - Rafael Moreira, Malena, Você Sabia?, Pyong Lee, T3ddy e Rato Borrachudo. A Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira (17) matéria sobre a contratação.
Assinantes dos canais reclamaram que não houve aviso de que se tratavam de vídeos patrocinados. Em ao menos dois dos vídeos, nos canais Você Sabia e Pyong Lee, os youtubers reforçaram posicionamentos já defendidos pelo MEC e defenderam a importância da reforma.

				
					MEC paga youtubers para fazer elogios às mudanças do ensino médio
O MEC defendeu o investimento nas novas mídias. A campanha sobre as mudanças também envolve mídias tradicionais, como TV e rádio. O governo afirma que com os youtubers procuram uma maneira de falar diretamente com o público que mais será afetado pelas mudanças. "As mídias digitais são uma realidade e a campanha institucional do MEC nestes canais é adequada, legal, barata e eficiente para atingir o público-alvo do Ensino Médio", diz o MEC.
Em nota, os donos do canal Você Sabia afirmaram que tiveram liberdade para defender sua opinião. Dizem ainda que o vídeo tem aviso de "contém publicação paga". "Nós aceitamos falar sobre o tema porque achamos importante trazer para o nosso público o assunto. Nessa campanha, como em todas as outras que fazemos, nós emitimos a nossa própria opinião sobre o tema. Essa sempre é a nossa condição para fazer um trabalho. Não aceitamos falar nada que nós não acreditamos. Essa é uma cláusula contratual e tivemos liberdade para darmos nossa opinião sobre a reforma do Ensino Médio", informou o canal em nota.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação