Literatura

Mesa da FliCaixa reúne 'booktubers' e discute novo 'fenômeno' da internet

No dia 29, uma das mesas da FliCaixa é sobre 'booktubers, a crítica pop', a partir das 10h

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Mais um evento de literatura vai movimentar a cena cultural de Salvador e região. A FliCaixa - Festa Literária da Caixa acontecerá nos dias 28 a 29 de abril. Inspirado na Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira, o evento pretende trazer sabedoria, experiências literárias, discussões, conhecimento, histórias e muito mais cultura aos participantes. 


Foto: Reprodução /  Bárbara Sá é convidada na FliCaixa

No dia 29, uma das mesas da FliCaixa é sobre 'booktubers, a crítica pop', a partir das 10h. Na mesa, estarão presentes duas representantes do segmento que consiste em jovens que avaliam e compartilham suas opiniões em vídeos no YouTube. 

Pam Gonçalves é dona de um dos três principais canais deste tipo, com 8,6 milhões de visualizações e 204 mil inscritos no YouTube, 56 mil no Instagram e 110 mil no Facebook, e lançou, no ano passado, um romance chamado “Boa noite”. Ela vai conversar com a booktuber baiana Bárbara Sá, do canal “Segredo Entre Amigas”, que ainda não lançou livro, mas já tem 933 mil visualizações e 18,7 mil inscritos no YouTube, 20 mil no Instagram e 15 mil no Facebook. A mediação será da jornalista Verena Paranhos.

O canal de Bárbara nasceu como uma extensão do seu blog homônimo, há cinco anos. Quando resolveu fazer uma série de vídeos - ao todo, 30 vídeos em 30 dias -, conquistou ainda mais inscritos e tudo ganhou uma proporção maior. 

Formada em Letras, Bárbara explica que foi a paixão pelos livros que a fez escolher a profissão. Paixão essa, que faz ela ler "tudo que derem", conta. Mas a jovem admite que tem algumas preferências. "Gosto muito de destopias, romances, um bom drama para me fazer chorar", brinca. 

Sobre a FliCaixa, quando estará ao lado de Pam Gonçalves, ela espera esclarecer como funciona o trabalho de uma 'booktuber'. "Muita gente não conhece, e quem conhece não sabe como funciona. As pessoas acham que se vendemos conteúdo, vendemos opinião, mas não é assim. Quero mostrar que nossa intenção é espalhar literatura de um modo mais divertido", explicou.

Serviço:

Vivências: Flicaixa – Festa Literária da Caixa

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Data: 28 e 29 de abril de 2017 

Horários: sexta, às 19h | sábado, das 10h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita (mediante lotação de espaço)

Estacionamento gratuito ao lado (no sábado, apenas a partir das 14h)

Comentários