Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Metrô e ônibus fazem o transporte dos moradores do Cabula

De lá é possível ir com apenas um ônibus para bairros como Barra, Pituba, São Joaquim, Comércio, Ondina e Iguatemi

Redação iBahia • 18/09/2017 às 14:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 23:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
O transporte público de um bairro é um dos principais aspectos que observamos antes de decidir ou não mudar para o local. Seja para atender aos moradores, funcionários das casas ou até mesmo aos visitantes, o transporte é essencial para garantir um deslocamento rápido para diferentes partes da cidade. No Cabula, moradores e passantes podem contar com ônibus e com as estações de Metrô que chegam próximas ao bairro.
Foto: Divulgação / GOV-BA

Por ser um bairro que serve de passagem para muitas áreas, o Cabula acaba sendo abastecido principalmente pelas linhas de ônibus que partem de bairros vizinhos e seguem para os mais diversos locais de Salvador. De lá é possível ir com apenas um ônibus para bairros como Barra, Pituba, São Joaquim, Comércio, Ondina, Iguatemi, Ribeira, Nazaré, Campo Grande, Itapuã e o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Ônibus

O Cabula é cercado por bairros que formam a Região Administrativa XI – Cabula e a Região Administrativa XII – Tancredo Neves. Dentre outros, Sussuarana, Tancredo Neves, Jardim Santo Inácio, Pernambués, Doron, Cabula VI, Saboeiro, São Gonçalo, Narandiba, Engomadeira e Mata Escura são algumas das localidades que abastecem o Cabula com linhas de ônibus.

A principal demanda para o bairro é de ônibus, que tem como destino a Pituba, Barra, Barroquinha e a Estação da Lapa. Para estes locais há uma variedade de opções de ônibus, garantindo a facilidade de se chegar a essas regiões. A linha Doron-Nazaré faz um percurso semelhante às linhas que têm como destino a Barroquinha, mas não passa pelo terminal de ônibus e é uma das opções para quem deseja ir ao Barbalho, assim como os veículos que partem do Cabula VI e possuem como destino o Sieiro.

Os ônibus que seguem em direção à Lapa costumam ter dois roteiros: vão para a Avenida Bonocô pela Rótula do Abacaxi ou atravessam o Cabula VI e chegam à Avenida Paralela, de onde seguem para o Iguatemi até chegar à Avenida Bonocô.

Terminal de Ônibus

Com a inauguração da estação de metrô no Acesso Norte, foi criado um terminal de ônibus na região da Rótula do Abacaxi. Assim, é possível usar da integração para pegar um transporte que lhe leve do Cabula à estação e de lá pegar outro ônibus. Devido a inauguração deste terminal do Acesso Norte, algumas linhas que passavam direto pela Rótula do Abacaxi começaram a entrar no terminal, facilitando ainda mais o transporte das pessoas que moram no Cabula e nas redondezas da estação.

Se o seu local de destino não é contemplado pelos transportes disponíveis no Cabula e pela estação do Acesso Norte, há a opção de utilizar a linha da Estação Mussurunga que circula pelo bairro para se deslocar até o terminal de ônibus da Mussurunga e lá pegar um veículo que lhe deixe nos bairros de Itapuã, Praia do Flamengo, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Lauro de Freitas e Vilas do Atlântico, dentre outras tantas opções.

Todas as linhas que passam pela região do Cabula podem ser conferidas no site da Integra Salvador.

Metrô

Foto: Divulgação / GOV-BA

Desde o dia 11 de junho de 2014, os moradores do Cabula passaram a contar com a Estação de Metrô do Acesso Norte, ampliando ainda mais as opções de transporte de quem vive no bairro. A integração entre os sistemas de transporte rodoviário municipal e o metroviário tornou possível sair de ônibus do seu bairro até a estação de metrô e de lá seguir para o seu local de destino pagando apenas uma única tarifa. Na Estação Acesso Norte acontece também a integração entre as Linhas 1 e 2 do metrô.

Com a inauguração do Bicicletário, também na Estação Acesso Norte, os moradores do Cabula ganharam a opção de ir até a estação do metrô de bicicleta e lá pegar o transporte.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais