Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Mexicana é indicada para liderar gestão de mudança climática da ONU

• 05/05/2016 às 9:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

patriciaespinosa-ecod.jpg
Ex-chanceler do México, ela era um dos dez candidatos listados pela ONU para assumir o posto de chefe da diplomacia climática internacional
Foto: Luis Galdamez/Reuters

A diplomata mexicana Patricia Espinosa, atual embaixadora do México em Berlim, foi indicada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para liderar a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), com sede em Bonn, na Alemanha. As informações são da agência EFE.

Em comunicado, o organismo explicou que Ban Ki-moon concluiu o processo de seleção com a escolha de Espinosa, o que abre um processo de consultas que conduzirá à ratificação definitiva da nomeação.

Espinosa substituirá como secretária executiva da UNFCCC a costa-riquenha Christiana Figueres, cuja saída havia sido noticiada pelo EcoD em fevereiro.

Ex-chanceler do México, ela era um dos dez candidatos listados pela ONU para assumir o posto de chefe da diplomacia climática internacional.

Trajetória
Nascida na Cidade do México em 1958, Espinosa ingressou no Serviço Exterior Mexicano em 1981 e seu primeiro destino dentro da carreira diplomática foi o de agregada de Economia da Missão do México nas Nações Unidas com sede em Genebra.

Após ocupar diversos cargos em missões diplomáticas mexicanas, em 2001 chegou à Alemanha como embaixadora para ser nomeada em junho de 2002 representante de seu país para Áustria, Eslováquia e os Organismos Internacionais sediados em Viena.

Ela deixou estes últimos destinos no final de 2006, momento em que o então presidente do México, Felipe Calderón, a pôs à frente da Secretaria de Relações Exteriores.

Após seis anos no cargo, em 2013 Patricia Espinosa retornou a Berlim como embaixadora de seu país.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade