Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Ministério da Saúde anuncia vacinação conta HPV para meninos

A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus

Redação iBahia • 11/10/2016 às 16:12 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira que a vacinação contra HPV será ampliada para os meninos. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que previne principalmente contra o câncer de colo do útero, faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014 e é indicada para meninas de 9 a 13 anos.
Adolescentes de 12 e 13 anos, de ambos os sexos, também vão receber vacina contra meningite C para garantir a proteção e queda do número de casos.
A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
A partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

				
					Ministério da Saúde anuncia vacinação conta HPV para meninos
A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde está adquirindo seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
Já para a ampliação da vacina contra meningite C para os adolescentes, foram adquiridas 15 milhões de doses. O objetivo é reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância.
A vacinação será ampliada para adolescentes (sexo feminino e masculino) de 9 a 13 anos, gradativamente, entre 2017 e 2020. No próximo ano, serão incluídos adolescentes de 12 a 13 anos e, a cada ano, será acrescida nova faixa etária em ordem decrescente.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde