Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Moradores de Caxias do Sul podem trocar lixo por comida de qualidade

• 22/01/2014 às 9:45 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

troca-ecod.jpg
Cada quatro quilos de lixo valem um quilo de alimento
Foto: Luiz Chaves/Codeca

E se os resíduos sólidos que você acumula em sua casa pudessem ser trocados por alimentos? Ao menos em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, isso já é uma realidade há mais de quatro anos. Por meio do programa Troca Solidária, da prefeitura municipal, os moradores da cidade podem trocar, quinzenalmente, o lixo recolhido por comida.

Funciona assim: cada quatro quilos de lixo valem um quilo de alimento. Assim, revistas, jornais, garrafas, papéis e pedaços de metal, por exemplo, podem ser trocados por batata, pepino, tomate, ameixa, uva, entre outros legumes, verduras e frutas. "Tudo o que vem aqui é muito bom", afirmou a dona de casa Ana Giotti Nunes, de 60 anos, ao jornal O Pioneiro. A pilha de resíduos trazida por ela no último sábado garantiu-lhe 46 quilos de comida.

O Troca Solidária é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação de Assistência Social (FAS). Ao todo, 16 bairros são atendidos – oito por semana, alternadamente. Na segunda semana de janeiro foram arrecadadas cerca de 17 toneladas de lixo a serem doados a associações de recicladores da cidade.

Caxias do Sul recicla quase 25% do lixo que produz, enquanto a cidade de São Paulo recicla apenas 1,5%

A ideia do programa, que começou em 2009, é incentivar a separação de materiais recicláveis na periferia da cidade, onde a geografia atrapalha a coleta de porta em porta.

Os resíduos renderam 4,2 mil quilos de alimentos distribuídos entre 465 famílias. O diretor-presidente da Codeca, Valter Augusto Webber, explicou que o programa busca levar a conscientização ambiental para as pessoas, deixando os bairros mais limpos e beneficiando a população. "É muito agradável vermos crianças, jovens e idosos separando o lixo, levando material e trocando por alimentos", ressaltou.

Somando os recicladores com os agricultores, a iniciativa emprega cerca de 450 pessoas. A prefeitura aplica cerca de R$ 40 mil mensais no programa, que atende cerca de 1.500 famílias por mês. Caxias do Sul recicla quase 25% do lixo que produz, enquanto a cidade de São Paulo recicla apenas 1,5%.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade