Salvador

Publicada em 14/06/2013 às 14h11. Atualizada em 14/06/2013 às 14h37

Movimento Passe Livre já está sendo organizado em Salvador


Capital baiana tem tradição em manifestações, como a 'Revolta do Buzú' que ocorreu em 2003 e é considerada uma das grandes pioneiras para protestos sem viés partidário contra o aumento da tarifa do transporte público


Editoria Notícias & Empregos
publicidade

Com o clima tenso de manifestações vivido em São Paulo e Rio de Janeiro contra o aumento da passagem do transporte público, o Movimento Passe Livre (MPL) deverá acontecer também em Salvador, onde já foram realizadas manifestações históricas como a 'Revolta do Buzú', em 2003. Pelo menos é que está sendo incentivado por uma página criada no Facebook. 

De acordo com a descrição da página, o movimento está sendo organizado para ser colocado em prática. "Pessoal como todos sabem, o transporte "público" aqui é uma merda, falta ônibus, falta segurança, falta tarifa razoável. Não criei essa pagina afim de likes, e sim de soluções e ações. Quero em breve juntar o máximo de pessoas, parar sairmos às ruas, não só pra termos direitos à um passe livre, ou diminuição da tarifa do transporte, e sim pra lutarmos contra todas essas merdas que os governantes nos impõe"

Vale lembrar, que a origem do MPL é a capital baiana, onde foi realizado o protesto denominado de 'Revolta do Buzu', que durou 10 dias. Na ocasião, jovens estudantes e trabalhadores se uniram contra o aumento da tarifa de ônibus, bloqueando a circulação dos veículos, que só eram liberados após os usuários entrarem sem pagar o valor da passagem. A série de manifestações, gerou a produção de um documentário.

A partir disso, vários outros protestos do MPL foram organizados em diversas cidades brasileiras. No momento, o movimento está com força total na capital paulista, onde já causou várias confusões envolvendo a polícia paulista, resultando em mais de 200 prisões de estudantes e até agressões à jornalistas. 

Veja o vídeo do documentário






Tags: Nas redes sociais, MPL, Revolta do Buzu, Passe Livre, Protesto, Manifestação, Transporte
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural