Viver Cabula

Museu Virtual do Cabula pode ser adquirido gratuitamente na internet

O Museu Virtual do Antigo Quilombo do Cabula é o resultado da tese de doutorado de Luciana Martins, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Especial de Conteúdo

Oferecimento

Ir a um museu é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história da sua cidade, estado ou país. Porém, em Salvador, muitos desses museus estão concentrados na região do Campo Grande ou mais próximo ao Centro da cidade. Isso acaba dificultando que algumas pessoas coloquem a visitação a um museu em sua programação cultural.

Para os moradores do Cabula, há uma boa maneira de conhecer a história do bairro e de seu entorno sem precisar sair de casa. O Museu Virtual do Antigo Quilombo do Cabula é o resultado da tese de doutorado de Luciana Martins, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O museu é um desmembramento da tese da estudante, intitulada “História Pública do Quilombo do Cabula: representações de resistências em museu virtual 3D aplicada à mobilização do turismo de base comunitária”.

O museu virtual está relacionado com o contexto de atuação do projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula. Esse projeto objetiva a mobilização das comunidades para o empoderamento e autogestão da cultura e patrimônio social e histórico dos bairros que estão situados no entorno da Uneb.

Como ter acesso?

Quem quiser ter acesso ao Museu Virtual do Antigo Quilombo do Cabula basta fazer o download do arquivo pelo site. O tamanho do arquivo para download é de 485Mb, mas após instalado ele aumenta de tamanho para 1.6Gb. É necessário que o desktop ou notebook tenha processador Intel Core i3 (ou similar), pelo menos 2GB de Memória Ram e Placa de Vídeo Integrada Intel ou similar.

Após instalar o museu virtual em seu computador, você terá acesso a muitos aspectos da história e até da cultura do Cabula e da região.