Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Natal: veja ideias de última hora para decorar a casa

E o melhor: com materiais existentes dentro da própria casa ou que são facilmente encontrados em diferentes lojas

Redação iBahia • 20/12/2018 às 22:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 10:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Não teve tempo de pensar na decoração da casa para o Natal? Não se desespere. Conversamos com arquitetos e eles dão dicas certeiras para deixar seu cantinho bem bonito para este dia especial. E o melhor: com materiais existentes dentro da própria casa ou que são facilmente encontrados em diferentes lojas.

—Usar itens que você tem à mão é uma boa solução para decorar. Além de não haver nenhum ou pouco gastos, ainda é uma opção sustentável — explica a arquiteta Paula Werneck. São dela os conselhos abaixo.

A arquiteta Estela Netto lembra que existem alguns recursos práticos que podem trazer novos ares à decoração. As plantas, por exemplo, enriquecem qualquer ambiente, dão acolhimento e, dependendo da planta, sofisticam o local.

— Os tapetes também são elementos muito importantes na decoração, principalmente da sala, pois demarcam o ambiente e podem trazer cores e texturas para o espaço — opina.

Usar luminárias de coluna e abajures dão sempre mais brilho e luz aos ambientes.

— É um recurso que pode levantar qualquer produção — diz ela.

Foto: Divulgação
Árvore de natal

Usar enfeites novos a cada ano é sempre bom, mas, se não deu tempo de comprar novos penduricalhos para a árvore de Natal, Paula explica que fitas e alguns itens encontrados dentro de casa podem fazer uma boa composição. As pelúcias dos filhos também podem servir para decorar. Em último caso, pegue aquele seu vaso de plantas (de preferência, uma espécie com bastantes galhos) e ponha as luzes de Natal na própria planta. Para quem não tem plantas em casa, há uma alternativa interessante: use o pisca-pisca na parede. Prenda os fios com fita 3M ou pregos. Você pode arrumar a iluminação no formato de uma árvore ou de qualquer outro símbolo natalino.

Velas

Elemento super charmoso, faz toda a diferença na decoração e Natal. O ideal é usar velas aromatizadas (são facilmente encontradas em armarinhos). Caso não tenha em casa, a Paula dá duas duas opções: velas mais grossas, como as de sete dias, ficam charmosas com laços amarrados ao seu redor. Você pode aproveitar as fitas que usou na árvore e amarrar também algumas velas, mesmo que não as acenda. Para velas finas, opte pelas cores: use tons que tenham a ver com a época, como verde, vermelho e dourado. Caso só tenha velas brancas, bote-as perto das frutas, para criar algum contraste.

Janelas, grades e paredes

Não conseguiu comprar aquelas meias festivas ou guirlandas típicas de Natal? É simples: pegue papel de presente ou qualquer outro papel colorido e recorte no formato que quiser (velas, trenós, flocos de neves, botas...) e pendure nas janelas, grades e paredes. Fica lindo e é super rápido e prático.

Mesa

A mesa é um dos pontos alto da decoração natalina. Para uma ornamentação de última hora, use toalhas ou jogos americanos com motivos nas cores tradicionais do Natal, como o verde e o vermelho. Uma bandeja de frutas sobre a mesa também pode ajudar. Vai ficar lindo!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração