Enem

Publicada em 21/09/2011 às 15h47. Atualizada em 21/09/2011 às 15h55

No Brasil, primeira descoberta de petróleo aconteceu na Bahia


Tudo aconteceu no bairro do Lobato, em Salvador


Da Redação
(redacao@portalibahia.com.br)
publicidade

A Bahia é protagonista na história do petróleo no Brasil. No estado, as buscas pelo “ouro negro” foram iniciadas em 1858, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Maraú.

Quase trinta anos mais tarde, em 1930, após vários poços perfurados sem sucesso, inclusive em outros estados, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos soube que moradores do Lobato, em Salvador, usavam uma "lama preta" oleosa para iluminar suas residências. A partir desta informação, foram realizadas várias pesquisas e coletas de amostras da referida lama.

Bastos não foi bem sucedido em chamar a atenção de pessoas influentes, e chegou a ser considerado "maníaco". No entanto, após muita persistência, o engenheiro agrônomo entregou um relatório sobre a presença da substância ao presidente Getúlio Vargas em 1932. A partir de então, e durante toda a década de 30, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões.





Tags: Enem, Petróleo, Descoberta, Bahia, Salvador, Lobato
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural