Nova Concha

Nova Concha é ponto de partida de requalificação do Complexo do TCA; Confira outras etapas

Complexo envolve pelo menos oito espaços

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em 2013, o Complexo do Teatro Castro Alves iniciou suas obras de requalificação com a Concha Acústica. Há um ano, a Nova Concha foi inaugurada e trouxe para o espaço ainda mais força cultural. Essa foi apenas a primeira etapa das reformas prevista para todo o complexo, que envolve pelo menos oito espaços.

Nova Concha foi reaberta há um ano / Foto: Rafael Sena / iBahia

A próxima etapa do projeto é a requalificação da Sala do Coro, para, em seguida, começar a Sala Principal.

Na Sala do Coro, será criado um foyer específico, sobre o novo estacionamento, que permitirá o embarque e desembarque direto e maior visibilidade externa. Também para este espaço, está prevista a requalificação dos sanitários e camarins, bem como a construção de uma nova proposta espacial para o palco/plateia, onde a flexibilidade de formatos será ampliada através de múltiplos arranjos das arquibancadas por meio de praticáveis móveis e, ainda a modernização dos equipamentos de sonorização, acústica, cenotecnia e sistema de ar-condicionado.

Já a Sala Principal, atualmente com capacidaqde para 1554 espectadores, terá uma redistribuição dos camarins e áreas de apoio ao palco, em busca de uma organização mais eficiente, além da reforma das salas de controle. Na plateia, a mudança será na organização conforme as técnicas de tratamento acústico. As poltronas e o carpete da plateia serão restaurados, assim como a área de circulação. Outros ajustes serão feitos na acústica, no sistema de ar-condicionado, na iluminação geral, na sonorização e na iluminação cênica da plateia.

Além disso, os espaços do Balé Teatro Castro Alves e da Orquestra Sinfônica da Bahia, que incluem os pisos A, B e C, terão suas salas de ensaio requalificadas, além da reforma nos vestiários, sanitários, áreas administrativas, depósitos e copa.

O Foyer passará por uma melhora na infraestrutura de apoio às exposições e eventos, o que inclui o restaurante, sanitários, bilheterias e enfermaria. 

Veja Mais