Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Nova lei de bairros de Salvador vai mudar até o Censo de 2020

Após a sanção do prefeito, nesta quarta-feira (20), a cidade passou a ter 163 bairros

Redação iBahia • 20/09/2017 às 15:03 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Agora que Salvador tem uma lei de bairros, muita coisa vai mudar – e não só no endereço que vem escrito na sua correspondência. Até mesmo o próximo Censo, em 2020, vai ser afetado pelas mudanças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A instituição foi uma das colaboradoras do estudo Caminho das Águas, publicado em 2010 pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e que serviu como base para a lei sancionada nesta quarta-feira (20) pelo prefeito ACM Neto.
“Vamos fazer toda a nossa adequação da malha dos setores censitários a esses limites de bairros. Como virou lei, a gente não pode ter um setor censitário que começa num bairro e termina no outro”, explicou o coordenador de disseminação de informações do IBGE, André Urpia, ao CORREIO. Assim, devido a essa nova delimitação, ele espera que as informações produzidas pelo Censo sejam muito mais precisas. “É bom ter a tranquilidade de saber que a gente não vai mais passar uma década sem dar informações de bairros, nem dizer que Salvador não tem lei de bairro”, diz Urpia.
Além disso, políticas públicas devem passar a ser mais direcionadas. “O Ministério Público, por exemplo, acompanha a questão das creches na cidade, que porque existe uma meta nacional para que até 2024, existam creches para atender a todas as crianças por bairro. Se, hoje, a gente tem que dar recortes aproximados, agora, vamos saber exatamente quantas crianças vivem em cada bairro e eles vão observar se esse critério vai ser atendido até 2024”.
Urpia também acredita que a vida de quem deseja empreender em Salvador deve ficar mais fácil. Hoje, se um empresário – seja alguém que quer implantar um negócio, seja alguém que já tem um estabelecimento e deseja se fixar em outro local – solicitar informações sobre a região ao IBGE, o órgão provavelmente não vai conseguir atender todas as demandas.
“Hoje, a gente não tem. Mas, com essas informações (de bairros), não vamos mais ter isso de ‘dado aproximado. Vamos poder dar todas as informações do questionário, dando a liberdade para o próprio usuário possa fazer esses cruzamentos”.
Lei sancionada
A lei que delimita os bairros foi sancionada pelo prefeito ACM Neto na manhã desta quarta-feira. Assim, a cidade passou a ter oficialmente 163 bairros – incluindo as três ilhas (de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos). De acordo com a prefeitura, a nova atualização da divisão territorial vai ajudar na melhoria do reconhecimento e na identificação desses locais, com limites precisos de onde os bairros começam e terminam.
Antes dessa lei, o que valia era uma da 1960 – tão obsoleta que a cidade tinha apenas 32 bairros e contava com pouco mais de 600 mil habitantes. Por isso mesmo, para o prefeito, essa era uma demanda aguardada há décadas. “A nova delimitação tem implicações jurídicas e sociais importantes. Para a organização administrativa da cidade, é fundamental que tenhamos essa atualização e uniformização. Agora, diante dessa realidade dos novos bairros da cidade, vamos poder organizar e planejar todo o futuro de Salvador”, afirmou.
Quando o projeto de lei foi apreciado na Câmara Municipal, os vereadores acrescentaram emendas que incluem outros oito bairros à lei (Dois de Julho, Alto do Cruzeiro, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre). Porém, segundo a prefeitura, a oficialização depende de uma avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que fará estudos técnicos nos próximos 180 dias.
De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, titular da Sedur, os critérios adotados para inclusão desses oito bairros serão os mesmos utilizados no estudo que propôs a delimitação da proposta inicial. “Vamos estudar elementos como identidade, capacidade de organização comunitária daquele bairro, equipamentos públicos e uma série de outros itens relevantes para que aqueles locais sejam definidos como bairros. São elementos subjetivos, como sensação de reconhecimento, de pertencimento ao seu bairro, até outros elementos objetivos, como escolas, postos de saúde”, explicou.
Localidades e bairros
No estudo original, no qual foi baseada a lei sancionada nesta quarta, os oito aspirantes a bairro não existiam. O estudo O Caminho das Águas em Salvador – Bacias Hidrográficas, Bairros e Fontes” foi realizado entre 2006 e 2010 pela Ufba. Segundo a professora Elisabete Santos, da Escola de Administração da Ufba e uma das coordenadoras do estudo, na época, os oito locais foram considerados ‘localidades’ dos respectivos bairros.
Localidades são porções menores de territórios, mas que apresentam características socioeconômicas similares e que integram um bairro. “É claro que tudo isso é dinâmico e à medida que a cidade se transforma seus limites intra urbanos também se modificam. Temos conhecimento da proposta apresentada por representantes do 2 de julho, que é fruto de um Plano de Bairro, elaborado com a participação da Escola de Arquitetura”. Ela recomenda, inclusive, que a legislação seja revisada a cada dois anos.
A professora ainda reforça a importância dessa nova lei. Além da padronização do endereço e de facilitar a produção de indicadores para o planejamento e gestão da cidade, também é fundamental para a iniciativa privada e para concessionárias de serviços públicos.
“Até a realização desse estudo, cada instituição se virava como podia para chegar ao morador. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Conder trabalhavam com uma malha com 198 bairros, a própria prefeitura com 158, os Correios com 187, o IBGE com 241 e a própria Ufba com 2016 bairros. Agora temos uma lei que delimita 163 bairros, ou seja, uma referência comum para o cidadão, para a sociedade civil, para entes públicos privados que atuam no planejamento, na gestão e prestação de serviços na cidade”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador