Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Nove pessoas são assassinadas em quatro dias em Jequié

Onda de homicídios foi motivada por disputas pelo tráfico de drogas depois que um traficante foi preso

• 31/08/2015 às 20:17 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nove pessoas foram assassinadas nos últimos quatro dias, em Jequié, no Centro-sul da Bahia. De acordo com a Polícia, os crimes estão relacionados as disputas pelo tráfico de drogas na cidade. A suspeita é de que a prisão do traficante Sandro Queiróz Santos, o Real, em julho deste ano, tenha impulsionado os conflitos.
“Sandro Real foi preso em São Paulo, há cerca de um mês. Ele liderava o tráfico em Jequié e foi mandado para o presidio de segurança máxima de Serrinha, de onde não tem como comandar o tráfico. Por isso, já esperávamos que houve uma disputa pelas bocas”, contou o coordenador regional de Polícia do Interior (Coorpin), Fabiano Aurich.
Sete dos noves mortos estavam envolvidos com o tráfico de drogas, segundo a polícia. As outras duas vítimas estão sendo investigadas. Por conta da insegurança o policiamento foi reforçado na cidade por equipes das Polícias Civil e Militar, com apoio da Polícia Federal. Não existe prazo para elas deixarem a cidade.
Mortos por engano
O primeiro crime aconteceu na noite de quinta-feira (27), quando o idoso José Carlos Silva, 60 anos, foi assassinado. Segundo a polícia, ele não tem passagem policial, mas um dos filhos da vítima tem envolvimentos com o tráfico de drogas. A polícia investiga se o idoso foi morto por atuação no tráfico ou se em retaliação pela participação do filho.
Na sexta-feira (28), foram assassinados Samuel Pereira dos Santos, o Juquinha, 22, Alexandre Alves Moura, o Carlon Cigano, 25, e Alessandro Santana Velasques, 24. De acordo com o delegado, Juquinha e Carlon Cigano estariam envolvidos com o tráfico de drogas. A morte de Alessandro, no entanto, pode ter sido uma retaliação.
“Ele tem passagem por posse de drogas e desacato, mas as nossas investigações apontam que Alessandro estava trabalhando e era um rapaz direito. O irmão dele, Alexandro Velasques, conhecido como Num, é quem tem envolvimento com o tráfico de drogas”, afirmou Aurich. A polícia está investigando se Alessandro foi confundido com o irmão ou se os assassinos sabiam que ele não era Alexandro, mas mesmo assim o mataram para poder se vingar do traficante.
Fim de semana
No sábado (29), foi assassinado Eduardo Santos Souza, 24. Segundo a polícia, ele tinha passagens por tráfico de drogas em Jequié e Ipiaú, além de agressão a mulher em Feira de Santana. No mesmo dia foi morto Alessandro Vieira Santana, o Pé no Saco, 27. “A informação que temos é de que ele comprava drogas nas mãos dos traficantes e não pagava. Já estava fazendo isso há algum tempo e por isso estava com a cabeça a prêmio”, contou o delegado.
Ainda no sábado foi morto Mikael Oliveira Ferreira. A polícia não soube informar a idade dele, mas disse que o Mikael foi um dos autores da morte de Carlon Cigano, no dia anterior. No domingo (30), foram assassinados Ivanildo Oliveira Soledade, o Nego ou Sinho, 35 - Ele tem cinco passagens por tráfico de drogas em Jequié – e Beatriz Cavalcante dos Santos, 19 anos. De acordo com a polícia, ela estava envolvida com o tráfico de drogas e havia ameaçado traficantes rivais nos últimos dias. “Alguns bandidos estavam circulando na área que ela considerava dela. Ela ameaçou eles de morte”, afirmou o delegado.
Reforço
Por conta do clima de insegurança, o policiamento foi reforçado na cidade de Jequié, com policiais da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-Sul), Rondesp Sul, Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), Sudoeste e Gerais, e do 19ª Batalhão da Polícia Militar (Jequié).
A assessoria da Polícia Militar informou em nota que duas pessoas foram presas. “Desde ontem (domingo), duas pessoas foram presas e três armas de fogo foram apreendidas e encaminhados para a Delegacia Regional de Jequié. As equipes de reforço permanecerão na cidade até quando houver necessidade”, diz a nota.
De acordo com o delegado, houve reforço no número de investigadores da Polícia Civil e a Polícia Federal está dando apoio às investigações, em Salvador. Ainda segundo ele, os autores de quatro homicídios foram identificados, enquanto nos outros cinco crimes os investigadores têm suspeitos.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia