Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Nutricionista dá dicas para não sair da dieta na ceia de Natal

A orientação é não se privar dos seus pratos preferidos e não exagerar nas quantidades

• 23/12/2014 às 10:41 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A tradicional ceia de Natal leva muita gente a cair em tentação, e, muitas vezes, as calorias consumidas não são controladas. O exagero somado ao maior consumo de álcool, também comum nessa época do ano, pode sobrecarregar o organismo e resultar em gordurinhas difíceis de perder. Para que isso não aconteça, é preciso tomar alguns cuidados para participar da ceia de maneira prazerosa e consciente.
Você não precisa deixar de comer nada, afinal, é período de festas, e você pode comemorar. Para manter o controle, o ideal é não chegar á ceia morrendo de fome - você pode fazer refeições leves ao longo do dia. “Isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos”, explica Simone Spadaro, nutricionista da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Ao montar o prato, abuse de saladas e escolha pequenas quantidades de cada alimento, sem privação nem exageros. Veja também:Claudia Leitte conta que filho queria enviar e-mail para o Papai NoelNaldo e Moranguinho abrem a casa e posam com filho da ex-dançarinaPeru, chester, tender: qual a diferença entre as carnes do Natal?
Outra dica da nutricionista é aproveitar a grande oferta de oleaginosas, carnes proteicas e frutas típicas que faz parte da ceia. Na hora de petiscar, opte por versões sem sal de castanha de caju e do Pará, nozes, avelãs, amendoim, entre outros. “Uma dose de 50 a 60 gramas por dia fornece gorduras boas que protegem o coração”, diz Simone. Dentre as carnes, o chester é a decisão mais saudável. Procure driblar as peles e resistir à versões defumadas ou fritas.
Fuja do álcool
Assim como na refeição, você não deve exagerar na quantidade de bebidas alcoólicas. Além de ser arriscado para quem vai dirigir, o álcool em excesso pode causar desidratação. Nesse caso, a receita para nõ prejudicar o organismo é beber com moderação, sem esquecer de consumir bastante água entre uma taça e outra.
Depois da festa? Detox!
As dietas detox auxiliam na eliminação de toxinas acumuladas pelos excessos cometidos no Natal. Em geral, são baseadas no consumo de frutas, hortaliças, sucos e chás com propriedades diuréticas e termogênicas, mas é preciso ter cuidado com a prática. “Uma dieta detox rígida, na qual apenas a ingestão de líquidos é permitida, tem tempo médio de 1 a 2 dias”, alerta a nutricionista.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia