Enem

Publicada em 26/09/2011 às 11h55. Atualizada em 26/09/2011 às 12h04

O fogo foi uma das maiores descobertas do homem


Desde o tempo do homem primitivo até os dias atuais, o fogo tem contribuído com avanços e melhorias


Da Redação
(redacao@portalibahia.com.br)
publicidade

Uma das maiores descobertas do homem foi o fogo. Hoje, basta riscar um palito de fósforo. Mas, o que se tornou tão simples, já foi uma tarefa bastante complexa.

A descoberta do fogo permitiu que o homem primitivo pudesse aproveitar melhor os alimentos, contribuiu para a defesa pessoal e permitiu que os recursos naturais que precisam do calor para ser usados fossem mais bem aproveitados, como a madeira e o carvão.






O fogo também passou a ser usado para tratar materiais como madeira, argila e rocha. Esses materiais eram transformados em armas, cerâmica, tijolos etc. Nos anos seguintes, materiais mais complexos passaram a ser trabalhados através do calor do fogo. Os primeiros usos do cobre datam de 8.000 a.C., o bronze em 4.000 a.C e o ferro e o aço em 1.400 a.C.


Marcos tecnológicos

1439 - O alemão Johann Gutenberg inventa a prensa por tipos móveis. Este invento permitiu que os livros fossem impresso de forma mais rápida e eficiente, provocando uma revolução na cultura do período.

1590 - O holandês Zacharias Janssen cria o microscópio, aproveitando seus conhecimentos em técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.

1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.

1800 - O físico italiano Alessandro Volta cria a bateria elétrica.

1839 - O artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre tira a primeira fotografia, com sua máquina chamada daguerreótipo.

1860 - O inventor belga Jean-Joseph-Etienne Lenoir desenvolve o primeiro motor a explosão.

1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone. Entretanto, em 1861 o físico alemão Johann Phillip Reis já havia testado um aparelho telefônico inventado por ele. Em 1877, Tomas Alva Edison conseguiu fazer com que as ligações fossem feitas entre longas distâncias.

1879 - O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.

1903 - Os irmãos  Wright  pilotam o primeiro avião.

1906 - O brasileiro Alberto Santos Dumont voa em paris no 14 bis e passa também a ser considerado um dos pais da aviação junto com os irmãos Wright.

1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atômica.

1946 - O engenheiro americano Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.

1947 - A televisão começa a chegar aos lares de pessoas de todo o mundo.

1961 - Lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.

1977 - Lançado nos Estados Unidos o primeiro telefone celular. Em 1093, a Motorola colocou no mercado seu primeiro aparelho móvel comercial, o Dyna TA 8000X.





Tags: Enem, Fogo, Descobertas, Primórdios
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação