Viver Bem

Obras garantem melhor mobilidade na região de Lauro de Freitas

Realização de grandes obras devem melhorar os engarrafamentos que ocorrem na Estrada do Coco

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


A mobilidade urbana em Lauro de Freitas e região vai ganhar um salto de qualidade nos próximos dois anos. A realização de grandes obras, como o Metrô e a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, devem melhorar os engarrafamentos que ocorrem na BA-099, a Estrada do Coco, nos horários de pico. 

De acordo com estudos da concessionária Bahia Norte, o acesso entre os dois pontos, que normalmente leva 50 minutos em horário de pico, passará a ser feito em apenas dez minutos, pela nova via. Com as mudanças no tráfego, aumentará, ainda mais, a qualidade de vida de quem mora na região e facilitará o acesso de quem busca o local para aproveitar as belas praias nos finais de semana.

Via Metropolitana Camaçari – Lauro de Freitas está em estágio avançado de obras

A Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas vai ligar a Estrada do Coco, na altura de Busca Vida, até a CIA-Aeroporto, através de uma estrada com 11,2km de extensão. A nova estrada está em estágio avançado de obras e tem previsão de ser concluída nos próximos meses, criando mais uma alternativa para o acesso ao Litoral Norte da Bahia. A expectativa é que a inauguração desafogue de forma significativa o tráfego na região central de Lauro de Freitas, onde passam cerca de 100 mil veículos por dia. Na nova via, porém, será cobrado pedágio, apenas para quem estiver retornando no sentido Salvador. Quem segue para o Litoral Norte, não será cobrada a taxa.

Recentemente, o Governo do Estado inaugurou a Via Atlântica (BA-530), na região de Camaçari, com 19km de pavimentação. A estrada compreende o trecho que vai do entroncamento da Ford à Estrada do Coco (BA-099), e também é mais uma alternativa para a população que mora ou trabalha na região. 

METRÔ MAIS PERTO

Estação Aeroporto faz parte da Linha 2 do Metrô, que já opera parcialmente 

Lauro de Freitas também fará parte da rota da Linha 2 do Metrô. A primeira estação no município ficará no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães e será inaugurada ainda este ano. O trajeto do Acesso Norte, da capital até Lauro, será feito em cerca de 30 minutos. O projeto ainda prevê a expansão do sistema metroviário até Lauro de Freitas, completando, assim, 23 km de percurso e 13 estações.

Ao lado da Estação Aeroporto, cujas obras andam de “vento em popa”, será instalado um terminal de integração rodoviário no canteiro central, na entrada da cidade. O transporte de passageiros para a estação será feito por veículos da própria concessionária, responsável pela gerência do metrô em Salvador. Viadutos, passarelas, faixas das pistas de entrada e saída da cidade, além da ponte sobre o rio Ipitanga, ganharão uma reforma e mudarão a paisagem onde ficará o trecho do metrô. 

Guia Grátis