Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Óculos de sol: para proteger, confortar e estilizar

Conforto, saúde e estética são pontos-chave na escolha de óculos escuros. Confira as dicas de um consultor do tema

• 28/02/2012 às 13:55 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Proteger os olhos contra agentes externos que possam causar algum desconforto é razão básica. Muito além de defender a visão contra luminosidade intensa, porém, os óculos escuros (ou óculos de sol) são notáveis acessórios do vestuário. Artigo de moda cobiçado, tais produtos dão mais estilo e identidade a qualquer visual. O iBahia conversou com um especialista no assunto para dar dicas, comentar estilos e fazer recomendações sobre o tema.
Com uma oferta tão grande de óculos de sol disponível no mercado, cada vez mais as pessoas têm escolhido seus óculos pelo estilo do que pelo conforto ou saúde. Essa tríade, contudo, deve ser respeitada, segundo o consultor de óculos Geraldo Teixeira. "Os óculos não devem pressionar a buchecha e devem cobrir a sobrancelha", diz sobre o quesito conforto. Ele explica que óculos de grau (incolores) deixam os olhos à mostra, por isso, deixar as sobrencelhas também à vista é permitir um equilíbrio no rosto. Consequentemente, estas devem estar cobertas quando lentes escuras forem utilizadas. Evitar comprar óculos de sol de "falsa procedência" é outra dica do consultor. Lentes de má qualidade "causam sérios danos aos olhos".Sobre estética, Teixeira aponta como relevantes o contraste entre os formatos do rosto e das lentes, além da oposição de cores entre o cabelo e a armação. "Pessoas com rostos retangulares devem optar por lentes redondas", exemplifica. Como tendências atuais no uso dos óculos de sol, mistura de materiais, como metal e acetato, estão em alta. Lentes espelhadas para dias ensolarados também são uma ótima pedida. Elas nunca devem ser utilizadas rotineiramente, nem à noite, já que não haverá o astro rei para dar o toque fundamental a beleza do espelho.
Fazendo a cabeça (e olhos) de homens e mulheres que se preocupam com o visual, lentes degradês são muito procuradas. Aquele mistério por trás de lentes escuras sempre darão um charme a mais em qualquer rosto, entretanto, há uma tendência, segundo Teixeira, de uma maior transparência nos óculos. "Hoje, é bacana mostrar os olhos numa conversa. É positivo", comenta Teixeira. Além disso, uma mesma cor entre as lentes e armação evita ruídos no rosto. "Neste caso, contraste não é positivo". Como a mistura de cores no contorno das lentes já é bem comum, a lente deve seguir a cor mais escura da estrutura. Estilo aviador, gatinho ou wayfarer estão ditando estilos. Apesar disso, o mais importante é que os olhos se sintam bem ao se verem sob as lentes, cada pessoa com bom senso e sua própria identidade. E no caminho para a singularidade, em um momento de grande valorização pela moda, a sofisticação no universo dos óculos escuros é uma tendência crescente. "O minimalismo está em baixa", finaliza Teixeira. Peças rebuscadas com mais adornos, por sua vez, estão voltadas cada vez mais para o céu.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza