Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Oeste da Bahia preserva belezas naturais praticamente intactas

Barreiras é o principal município da região que, em torno do seu centro urbano vibrante, abriga um verdadeiro paraíso ecológico

• 07/09/2014 às 8:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cachoeira do Acaba Vida é uma das atrações em Barreiras
De terreno plano e vegetação típica do cerrado, o oeste da Bahia é uma região muito rica graças ao sucesso do agronegócio: é o principal produtor de grãos do Norte/Nordeste do Brasil. O oeste baiano preserva a maioria das suas belezas naturais praticamente intactas: afluentes caudalosos sulcam a região na direção do Rio São Francisco, formando cânions, grutas, vales e veredas onde é possível se aventurar e contemplar a beleza de cachoeiras, rios, praias fluviais e corredeiras, ideais para a prática de esportes aquáticos. Barreiras é o principal município da região que, em torno do seu centro urbano vibrante, abriga um verdadeiro paraíso ecológico à espera dos amantes dos esportes radicais ou daqueles que buscam uma interação com a fauna e a flora do oeste baiano.
Municípios
Barra
Essa cidade nasceu do encontro dos rios Grande e São Francisco. O cais percorre toda sua extensão, proporcionando uma bela visão da natureza, que foi generosa com Barra. A confluência desses rios é facilmente percebida, uma vez que as águas barrentas do Velho Chico não se misturam às águas escuras do Grande.
A cidade destaca-se na região devido às suas festas juninas. Na intenção de manter viva a memória dos heróis barrenses que lutaram na Guerra do Paraguai, todo mês de junho a cidade revive o maior conflito armado da América do Sul. Nativos divididos em agremiações desfilam na noite do dia 23. A linha de frente é composta por combatentes que usam luvas de couro puxadas até o cotovelo para segurar busca-pés (fogos típicos de São João). Merece destaque ainda o artesanato em barro de excelente qualidade que é fabricado nessa cidade.
Para os amantes do off road, a Barra do Rio Grande, no município de Barra, reserva um terreno propício para aventuras.
Atrativos: Barra
• Cabeça de Touro
Essa região, ótima para quem quer tomar um delicioso banho no Rio Grande, recebeu seu nome devido a uma cabeça de touro posta em um bar ali existente, que começou a ser chamado de "Bar da Cabeça de Touro".
• Catedral de São Francisco das Chagas
Localizada na Praça Coronel Nizan Guerreiro, essa catedral teve sua construção iniciada em 4 de outubro de 1859 e foi inaugurada em 31 de dezembro de 1910. Inicialmente chamada de Igreja Matriz, foi elevada a Catedral com a proclamação do município como sede de bispado.
Barreiras
A presença do homem na região de Barreiras remonta à pré-história. Sítios arqueológicos foram encontrados com pinturas rupestres, urnas funerárias, esqueletos, armas e objetos de pedra lascada e polida que hoje estão em exposição no Museu Municipal.
A cidade de Barreiras tem forte tradição religiosa e algumas de suas festas, como a do Divino Espírito Santo e o São João, padroeiro do município, contam com diversos visitantes e atrações especiais.
O local é bastante rico em recursos hídricos: o Rio de Ondas, Rio de Janeiro e Rio Branco formam a bacia do Rio Grande, que banha a cidade e é a maior do lado esquerdo do São Francisco.
Barreiras possui ainda um santuário ecológico com enorme potencial para o ecoturismo e conta com duas cachoeiras: a do Acaba-vida e a do Redondo. O rafting e a canoagem podem ser praticados na Ponta do Vau, situada a 30 km da cidade, nas mais fortes corredeiras do Rio de Ondas. O Rio Grande é uma ótima opção para praticar canoagem ou andar de jet-ski.
Bom Jesus da Lapa
A cidade de Bom Jesus da Lapa é um dos pontos de romarias mais visitados do país. Em seu santuário, localizado em uma das quinze grutas existentes no Morro da Lapa, todo ano, entre os meses de julho e setembro, acontecem romarias que atraem mais de 700 mil pessoas à cidade. As principais são: Romaria da Terra ou das Missões e Romaria ao Bom Jesus. Durante esse período, uma imensa feira acontece, reunindo o que há de mais singular na cultura popular da região.
Correntina
Esse município, banhado pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio - todos de águas cristalinas - é uma boa opção para os ecoturistas ou pessoas em busca de turismo de aventura.
Em frente ao centro da cidade, no Rio do Meio, está a Ilha do Ranchão, um dos mais belos cartões-postais da cidade, bastante visitada durante todo o ano. A 1.200 metros do município, o Rio das Éguas forma diversas corredeiras e o arquipélago Sete Ilhas, que guarda belezas incomparáveis. Os outros rios que banham quase todos os povoados do município contam com diversas cachoeiras, além de veredas, paredões, morros e grutas.
Formosa do Rio Preto
Antigamente, esse território integrava o sertão de Pernambuco. Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX, com aventureiros do Piauí à procura de ouro e pedras preciosas numa região habitada pelos índios Aimorés. Estabelecendo-se à margem esquerda do Rio Preto, dedicaram-se à criação de gado e à agricultura de subsistência, formando o povoado de Formosa, que tornou-se ponto de pouso para tropeiros e viajantes em trânsito para o Piauí, norte de Goiás e sul do Maranhão.
Atrativos: Formosa do Rio Preto
• Icatu
O povoado de Icatu, semiabandonado, parece uma cidade de filmes de faroeste. A beleza da região foi escolhida por Walter Salles como cenário para o filme Abril Despedaçado. No caminho para essa localidade podem ser vistas as dunas chamadas "Geléia", que se debruçam sobre o Rio São Francisco.
• Igreja de Nossa Senhora do Paraíso
Com sua construção iniciada em meados do século XVI, em pedra e cal, essa igreja teve que ser demolida e reconstruída devido à fragilidade de sua construção em 1851. Em frente à igreja encontra-se uma estátua de São João, um dos muitos monumentos moldados em bronze pelo artista Deocleciano Martins de Oliveira.
• Igreja do Bom Jesus dos Navegantes
Essa igreja, construída em 1806, de frente para os rios São Francisco e Grande, possui belo altar-mor em madeira com ornamentos barrocos, além de algumas imagens de madeira em tamanho natural.
• Mercado Cotegipe
O edifício em estilo barroco-rococó foi erguido em 1917, sobre as fundações da antiga residência do Barão de Cotegipe. Mais tarde, o mercado foi vendido à prefeitura.
• Praça do Coreto
Seu nome oficial é Praça Barão de Cotegipe, fazendo uma homenagem ao mais ilustre cidadão barrense, João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe.
Descendente do príncipe holandês Maurício de Nassau, o Barão foi deputado e senador do Império, presidente do Banco do Brasil, ministro da Marinha, ministro da Fazenda, além de ter sido negociador do fim da Guerra do Paraguai.
Riachão das Neves
A cidade de Riachão das Neves oferece uma bela paisagem. Nessa localidade, a festa de Santana, que acontece no mês de julho, é comemorada com apresentação de bandas de forró, barracas e bingo, e recebe milhares de visitantes. No município, o distrito de São José, onde passa o Rio Grande, é excelente para nadar ou pescar com vara.
Santa Rita de Cássia
Sem dúvida, a principal atração turística de Santa Rita de Cássia é o Rio Preto, que proporciona lazer e sustento à comunidade. Em sua margem direita fica o Parque Ecológico Zabelê, antiga Ilha Grande, uma grande área verde onde é possível fazer caminhadas e andar a cavalo. Também nessa margem está a pequena Ilha de Croinha. Na margem esquerda fica o Parque do Povo, que é o ponto mais movimentado e conhecido do rio, onde acontecem festas e shows musicais.
No mês de dezembro acontece em Santa Rita de Cássia um Carnaval fora de época, chamado Santa Folia.
Santana
O município de Santana é uma excelente opção para quem quer conhecer os Caminhos do Oeste. Além do Rio Corrente, Santana é banhada pelos Riachos da Ema, Santana, Redondo e Juazeiro. No seu território ainda existem três lagoas: a Baraúna, da Pedra e a Tiririca.
Nessa localidade também encontram-se os morros do Salgado, Jatobá, Pedra Grande, do Sacro, do Bode, Curral Novo e Morro Vermelho (Umburana).
No Rio Corrente está a Ilha Ingazeira, localizada no distrito de Porto Novo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais