Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Óleo benéfico para os músculos precisa ser consumido com cuidado

Excesso dos nutrientes no organismo pode levar a sérios problemas ao coração e a mente

• 13/01/2015 às 10:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 15:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cuidado com o excesso no consumo de Omega 3 e 6 é importante
Na atividade física o santo óleo, ácido graxo, Omega 3 e 6 também são grandes aliados da recuperação muscular. Eles não são produzidos no organismo, mas são essenciais pois têm ação anti-inflamatória que equilibra os processos oxidativos no corpo. O resultado é menos estresse e, portanto, os músculos ficam mais protegidas. Entretanto o excesso dos nutrientes no organismo pode levar a sérios problemas ao coração e a mente.
A ingestão desenfreada do Omega 6, por exemplo, pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença inflamatórias do intestino, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes. De acordo com a nutricionista do Tanara Ferreira, da Hapvida, o nutriente tem sido consumido 20 vezes mais que o irmão mais famoso, o Ômega 3. Dessa forma, a baixa do 3 no organismo leva a comportamentos compulsivos, impulsivos e suicidas, e doenças como: depressão, mal de Alzheimer, Parkinson.
"Todos os nutrientes, - desde carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, têm que ser consumidos nas quantidades certas diariamente. Por exemplo, todo dia eu preciso de vitamina C em quantidade determinada, essa quantidade varia de acordo com a faixa etária, sexo e estilo de vida", pontua.
Esses malefícios ocorrem porque o excesso de Ômega 6 favorece a produção de substâncias pró-inflamatórias, ou seja, aumenta a inflamação no corpo. A nutricionista indica que para haver o equilíbrio é importante o consumo diário, mas moderado de ambas as gorduras na dieta.
O Omega 3 pode ser encontrado no atum, salmão, bacalhau, crustáceos, brócolis, espinafre, azeite de oliva, na sardinha, semente de chia, semente de linhaça, entre outros alimentos. Já o Ômega 6, está presente na linhaça dourada, nos óleos de milho, soja e girassol, no leite, ovos, carne animal, lula, peixes de água quente, açafrão e nozes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde