Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Ômega-3 pode reduzir processos inflamatórios, segundo estudo

Estudos têm consistentemente mostrado uma ligação entre uma maior ingestão de ômega-3 e inflamação reduzida

Redação iBahia • 01/10/2019 às 11:53 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O ômega-3 é fundamental para o seu corpo funcionar adequadamente. Ele possui uma grande variedade de efeitos no organismo, que são estudados em várias condições, como em doença coronariana, hipertensão, hiperlipidemia, diabetes, doenças renais e doenças inflamatórias.

Em 2008, o American Journal of Clinical Nutrition publicou três estudos que investigaram o papel dos ácidos graxos ômega-3, do EPA e do DHA (componentes do ômega-3) em populações idosas. Baixas concentrações de EPA e DHA resultaram em um risco aumentado de morte e declínio cognitivo acelerado. Os estudos também sugerem que uma maior ingestão de ômega-3 pode trazer certos benefícios para a saúde que a suplementação de curto prazo não pode dar.

Ômega-3 pode combater a inflamação

A inflamação é incrivelmente importante. Precisamos lutar contra infecções e reparar danos no corpo. No entanto, às vezes a inflamação persiste por um longo período de tempo, mesmo sem uma infecção ou ferimento estar presente. Isso é chamado de inflamação crônica, uma inflamação a longo prazo. Sabe-se que a inflamação prolongada pode contribuir com doenças cardíacas e câncer. Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação . Estudos têm consistentemente mostrado uma ligação entre uma maior ingestão de ômega-3 e inflamação reduzida.

O ômega-3 pode reduzir a inflamação crônica, essa que pode contribuir com doenças cardíacas, câncer e várias outras doenças. Estudos também mostraram que o ômega-3 pode prevenir ou contrariar a arritmia cardíaca, além de ser antitrombótico, antiaterosclerótico e anti-inflamatório. O ômega-3 por ser um potente anti-inflamatório pode auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol, protegendo assim o corpo de doenças inflamatórias.

"O ômega-3 é incrivelmente importante para a nossa saúde e possui muitos benefícios, como para saúde do seu coração, regulação dos níveis de triglicerídeos, do colesterol, combate à inflamação e melhora do seu sono. Consumir alimentos integrais todos os dias e consumir peixes duas vezes por semana é a melhor maneira de garantir o aporte adequado de ômega-3." comenta a nutricionista Aline de Andrade , mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA. "No entanto, se você não comer peixe e sementes ricas em ômega-3, então você pode considerar tomar um suplemento de ômega-3".

A nutricionista publicou recentemente um artigo na revista Metabolic Brain Disease onde foi estudado os benefícios da suplementação do ômega-3 em relação à proteção da memória, diminuição da resistência à insulina e marcadores de inflamação. Leia mais sobre ômega-3 no site da nutricionista.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde