Futebol

Os 10 passos finais da dupla Ba-Vi no Brasileirão

Campeonato entra nas dez últimas rodadas; veja as chances de Bahia e Vitória e a tabela de cada um

Bruno Queiroz, do Correio 24h
- Atualizada em

Ainda que a matemática esteja recheada de equações e possibilidades, Bahia e Vitória querem usar uma de suas mais simples operações até o final da Série A: a soma. A dez jogos do término da competição, os representantes baianos seguem na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro e por isso, somar pontos a cada jogo é de suma importância.

Foto: Mauricia da Matta / EC Vitória 

 Desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos e com 20 clubes, em 2006, nunca uma equipe foi rebaixada com 46 pontos. Esse seria o número “mágico” a ser alcançado pela dupla Ba-Vi. Segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de rebaixamento este ano com essa pontuação é de apenas 1,782%.

Os matemáticos consideram ainda que o tricolor tem apenas 9,5% de chance de cair para a Série B. O percentual rubro-negro é de 25,4%. O Bahia ocupa a 10ª posição com 35 pontos e o Vitória é 15º, com 33. Precisam de 11 e 13 pontos respectivamente para chegar aos 46 e terem grandes chances de evitar o rebaixamento.