Mapas Juninos

Para esquentar! Confira receitas de bebidas típicas do São João

Dicas fáceis de como fazer vinho quente e quentão; confira

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Além de comidas típicas do São João, como milho, amendoim e canjica, as bebidas também são características dessa festa. Se você quer que elas estejam presente em sua festa, confira receitas de vinho quente e quentão.

1 - Vinho quente

Foto: Pinterest

Ingredientes:2 litros de vinho; 3 xícaras de água; 2 xícaras de açúcar; 2 maçãs picadas; 2 xícaras de abacaxi picado (ou outra fruta disponível); Cravo; Canela em pau.

Modo de preparo:Em uma panela, com fogo alto, coloque o açúcar e a água, como se preparasse um chá. Em seguida, acrescente a canela e o cravo. Tampe a panela e deixe a mistura ferver por 10 minutos. Depois, inclua o suco de uva e após levantar fervura, desligue o fogo. Por fim, ponha as frutas, de acordo com sua preferência.

2 - Quentão

Ingredientes: 600 ml de cachaça; 600 ml de água; 2 xícaras de açúcar; 1 colher (sopa) cheia de gengibre; Casca de 2 laranjas; Casca de um limão; Cravo e canela em pau.

Modo de preparo:Comece por colocar o açúcar para derreter em fogo bem alto, dentro de uma panela grande, até ele se tornar um caramelo. Não é necessário mexer muito. Após esta etapa, inclua o gengibre, as cascas de limão e laranja, a canela e o cravo, tomando cuidado para não queimar a calda.

Quando o líquido estiver homogêneo, tampe a panela e deixe ferver entre 10 e 15 minutos, em fogo baixo. Após isso, desligue o fogo e acrescente a cachaça. Esta etapa deve ser realizada desta forma, já que a bebida é inflamável. Por fim, ligue o fogo novamente, tampe o recipiente e deixe ferver por mais cinco minutos.

Veja Mais