Salvador

Patrulha capacita alunos para instalação de conversor digital

Ação vai atender os estudantes da rede Senai, em seis bairros da capital

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A TV Bahia, o Senai-BA, a Seja Digital e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) vão promover a Patrulha Digital, a partir do dia 22 de agosto, em seis bairros da capital baiana. A parceria foi firmada na tarde desta quinta-feira (10) e contou com a presença do diretor de projetos da Globo, André Luis da Costa, a diretora de comunicação da Seja Digital, Patrícia Abreu, o diretor regional do Senai-BA, Luis Brêda Mascarenhas, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Junior, além de diretores e funcionários da Rede Bahia.

A ação visa capacitar alunos da rede Senai e de outras instituições. Após a capacitação, os estudantes voluntários vão poder participar da Patrulha Digital para atuarem em regiões da cidade que ainda necessitem de esclarecimentos para a instalação de conversores digitais ou sintonia dos televisores. 


"A gente sabe que boa parte da população já fez a instalação, mas tem quem ainda não e é por isso que vamos fazer a Patrulha. A gente entra com a parte técnica, treinando colaboradores, alunos e voluntários para tirar dúvidas dos moradores", explicou Luis Brêda. A escolha dos alunos, segundo ele, é com base no curso: "a gente seleciona cursos que sejam aderentes à área de comunicação e transmissão e dá para este aluno uma competência que vai ser útil agora e para o resto da vida dele. A restrição é que seja maior de idade justamente porque eles vão estar em campo".

De acordo com o diretor da Globo, André Luis, o projeto vai ajudar a inserir muitos jovens no mercado de trabalho. "Os alunos vão servir como multiplicadores e muitos deles terão a oportunidade de entrar para o mercado. Serão muitos kits que entrarão aqui na Bahia, as pessoas vão querer contratar alguém que conheça o sistema para que possa ajustar o televisor, então esses alunos terão essa oportunidade", explicou.

Ele ainda pontuou a importância do projeto para auxiliar principalmente quem ainda não conseguiu entender como a conversão é feita: "a nossa experiência desde a primeira cidade que foi desligada é que as pessoas têm uma dificuldade em instalar. Então esses alunos que vão estar com a gente nos bairros escolhidos da cidade para ajudar a população. Quem tem alguma dúvida pode ligar para o 147 e procurar saber quando a Patrulha vai passar pelo bairro e descobrir se tem direito ao kit". 

O projeto vai durar até o dia 27 de setembro, quando o sinal analógico será desligado. A programação com os seis bairros escolhidos de Salvador para receber a Patrulha vai ser divulgada na segunda-feira (14).

Veja Mais