Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Penúltimo lote da vacina contra H1N1 chega quarta (4) na Bahia

Mais 12% das vacinas do estados serão distribuídas; totalizando 77% das doses previstas

• 02/05/2016 às 14:39 • Atualizada em 28/08/2022 às 22:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Bahia vai receber, na próxima quarta-feira (4), cerca de 386 mil doses da vacina contra o H1N1. A distribuição, feita pelo Ministério da Saúde, corresponde a 12% de todas as vacinas previstas do estado, que com essa nova remessa já terá recebido 77% das 3.499.700 doses destinadas as cidades baianas.
Na primeira semana de abril, o estado recebeu 30% das vacinas, na semana seguinte mais 21% de todas as doses previstas e na última quinta-feira (27) mais 14% das doses. “Isso totaliza 65% das vacinações que temos que receber. A expectativa agora é que cheguemos ao 100% após os próximos dois lotes, um deles já chega na quarta-feira (4)”, detalha Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Segundo o Ramon, assim que são recebidas as doses já começam a ser distribuídas. “A distribuição é feita de forma fracionado por que o estado não teria estrutura física e de transporte para receber o total. Todos anos é assim a distribuição, mas esse ano foi a primeira vez que as vacinas acabam antes da chegada do novo lote”, conta Ramon.
Na rede pública, a vacinação está disponível apenas para o grupo prioritário, que inclui os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores em saúde, mulheres grávidas ou puérperas – até 45 dias após o parto –, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. O total dessa população na Bahia é de 3.268.957 pessoas.
Os imunobiológicos são comprados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os estados. A Sesab, usando três caminhões com sistema de refrigeração distribui para as regionais de saúde, com partida de uma deposito localizado em Simões Filhos, na Região Metropolitana. Cada município precisa ir nas regionais buscar o lote, que tem um percentual igual ao que o estado recebeu.
Metade das cidades baianas realizaram Dia D da vacinação no sábado
Com a antecipação do início da campanha de imunização no estado e a realização facultativa do Dia D no último sábado (29), aproximadamente 50% das cidades realizaram a campanha, segundo estimativa da Sesab. "Observamos que as cidades com maiores, que tiveram uma grande procura, optaram por não fazer o Dia D. As cidades menores mantiveram", conta Ramon. Pelo sistema de notificação apenas 30% da população do estado foi vacinada, mas a Sesab acredita em subnotificação motivada pela falta de notificações do sistema por parte das secretarias municipais. Até o momento, 18 cidades ainda não cadastrou vacinação. "As cidades precisam atualizar o sistema, já que sem isso o Ministério da Saúde não tem parâmetros para mandar novos lotes", afirmou Ramon.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador