Caminhos da Bahia

Piatã é a cidade mais fria da Bahia e temperaturas podem chegar a 3 graus

É neste clima de baixas temperaturas, é que nas residências sempre têm um licorzinho artesanal ou o tradicional "quentão"

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Cidade é a mais fria da Bahia chegando a 3 graus no inverno


Inverno, frio, caldo quente e até fogueira. Quem disse que essas características não combinam com a efervescente Bahia? Em uma cidade do interior, na Região da Chapada Diamantina, localizada a 1180 metros de altitude, que se chama Piatã, próximo a nascente do Rio Machado e do Rio de Contas, encontram-se as temperaturas mais baixas da Bahia.

Os garimpeiros descobriram a região ainda no século XVII e o episódio atraiu muitos aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas. Inicialmente era um povoado de nome Bom Jesus dos Limões, a atual Piatã. Hoje o ponto alto são os festejos juninos, com a tradicional mesa farta, na zona urbana e rural. O friozinho da região pode chegar a 3 a 4 graus e a temperatura máxima de 20 graus. É neste clima de baixas temperaturas, é que nas residências sempre têm um licorzinho artesanal ou o tradicional "quentão". A cidade também tem cultivo de café, o que a torna uma grande consumidora de sua própria produção. 

Para quem tem coragem de dar um mergulho na água gelada de Piatã, a cidade oferece uma série de opções de cachoeiras.