Salvador

Publicada em 31/01/2013 às 11h26. Atualizada em 31/01/2013 às 11h32

Polícia faz operação contra o jogo do bicho no Rio e em Salvador


Serão cumpridos mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa na capital baiana


Da Redação
publicidade

Uma megaoperação contra a cúpula do jogo do bicho está sendo realizada nesta quinta-feira (31) no Rio de Janeiro e em Salvador. Às vésperas do Carnaval, a sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), no centro do Rio, é alvo da ação. Dez mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos nos escritórios da liga.

A operação, que se estende até Niterói e Baixada Fluminense, é um desdobramento da operação Dedo de Deus, que prendeu 60 pessoas, em dezembro de 2011 - por envolvimento com o jogo do bicho. Em Salvador, serão cumpridos mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa, segundo o jornal O Globo.

A Polícia Civil da Bahia não participa da operação desencadeada pela Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

De acordo com o G1, a ação desta quinta-feira (31) foi deflagrada após a corregedoria analisar documentos apreendidos durante a operação Dedo de Deus e descobrir o nome de outros envolvidos.

Empresa da Bahia fornecia material de jogo
Em dezembro de 2011, 60 pessoas envolvidas com o jogo do bicho no Rio, Bahia, Pernambuco e Maranhão foram presos na operação Dedo de Deus. Na ocasião, a polícia descobriu que máquinas fabricadas pela Projeta Tecnologia & Projetos, em Salvador, facilitavam a adulteração dos resultados.

Além de fornecer a máquina readaptada, com software, sistema operacional, chips e rede de intranet para as bancas da Bahia e de outros estados, a empresa ficava ainda responsável pela assistência técnica dos equipamentos. Cada máquina custava R$ 1.200.

Vinte e duas máquinetas POS e softwares, utilizados para registrar eletronicamente apostas do jogo do bicho, uma mesa de Poker eletrônico e vários documentos ligados à contravenção foram apreendidos na sede da empresa, na avenida Vasco da Gama.

Máquinas criadas pela Projeta permitem a colocação de créditos em celulares, o que faz com que as bancas de bicho fiquem cheias de adesivos



O representante de vendas Eraldo Leal Ribeiro também foi preso em Salvador durante a operação. Ele trabalhava na VP Impressos, empresa com sede em Minas Gerais, que estava envolvida com organizações criminosas do Rio Janeiro.

O jogo do bicho surgiu no Brasil em 1893, no Rio de Janeiro, quando o zoológico da cidade decidiu criar um jogo onde o apostador escolhia um animal, que era representado por um número.

Matéria original do Correio
Polícia faz operação contra o jogo do bicho no Rio e em Salvador





Tags: Jogo do bicho, Operação, Polícia, Combate
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação