Polo Teatral

Polo Teatral leva cultura e teatro para cidades do interior da Bahia

Nesta segunda edição, o projeto elegeu 12 montagens que irão compor a programação do Festival de Teatro do Interior da Bahia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Com a curadoria do ator, diretor e artista visual Fernando Marinho, o Polo Teatral, na sua segunda edição, leva o Festival de Teatro do Interior da Bahia para Juazeiro, dos dias 7 a 12 de março, e para Ilhéus, de 14 a 19 de fevereiro, além de Camaçari, que receberá o encerramento. O projeto tem o patrocínio da Braskem através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Polo Cultural e Ministério da Cultura, do Governo Federal.

Nesta segunda edição, o projeto elegeu 12 montagens que irão compor a programação do Festival. A região do Baixo Sul será o palco de estreia com apresentações em Ilhéus. As peças que estarão em cartaz serão: Matraga, de Feira de Santana, O Santo e a Porca, de Ilhéus, Pariré, de Vitória da Conquista e Trovinhas Na(f)talinas, de Jequié. 

Jurados do Polo Teatral (Foto: Fernando Marinho/Divulgação)
Em Juazeiro, serão apresentados os espetáculos Amor, Feira de Santana, O Candelabro, de Lauro de Freitas, O quinze, de Juazeiro e Os Fogatas, de Feira de Santana. 

No encerramento da temporada, de 14 a 19 de março, a cidade de Camaçari abrirá as cortinas para os espetáculos A Cidade da Rua Direita, de Feira de Santana, As Lendas do Velho Chico, de Ibotirama, Entre a Cruz, a Espada e a Estrada, de Vitória da Conquista, e Raul, Lira e o Incrível Livro da Capa Azul, também de Conquista. Dentre as 12 montagens selecionadas para integrar a programação do Festival, as cinco melhores serão indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.  

História

Lançada em 2015, a primeira edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia foi realizada nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila. Doze espetáculos foram escolhidos por uma Comissão de Seleção composta por três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas.

Montagem 'O Marujeiro da Lua' é uma das indicadas ao Prêmio Braskem
As cinco melhores montagens indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria especial Espetáculo do Interior da Bahia, foram Algaravias – O Marujeiro da Lua (Jequié), Exu, a Boca do Universo (Alagoinhas), Gonzaga – Do nascente à Foz (Paulo Afonso), Maria Minhoca (Feira de Santana) e O Circo Soleinildo (Vitória da Conquista). Algaravias – O Marujeiro da Lua conquistou o prêmio da categoria. Além de apresentações gratuitas, o evento também promove mesas redondas e oficinas.