Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Das medalhas de Robson Conceição e Isaquias às Ganhadeiras de Itapuã na cerimônia de encerramento, veja grandes momentos da Rio 2016 protagonizados por baianos

Redação iBahia • 22/08/2016 às 17:07 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A chama da pira olímpica pode até ter se apagado, mas o brilho dos baianos ficará para sempre marcado na história dos Jogos. O sucesso do time brasileiro, que bateu seu recorde em número de medalhas conquistadas, teve uma participação para lá de importante de atletas baianos. Eles protagonizaram momentos épicos e deixaram seus nomes - e o do estado - gravados na história dos Jogos. Rogério Micale, treinador da seleção brasileira olímpicaNatural de Salvador, ele entra para a história do Brasil em Jogos Olímpicos por ter sido o treinador responsável por comandar a Seleção do primeiro ouro do Brasil no futebol. Substituto de última hora, pegou para si a pressão pelo resultado e armou um time ofensivo, ousado e defensivamente impecável - tomou apenas um gol em toda a competição. Ele conquistou a imprensa mesmo nos resultados ruins nas primeiras partidas quando pediu desculpas à torcida brasileira. Como treinador não ganha medalha, somente o atleta, ele garantiu que vai providenciar uma réplica.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Emocionado, Micale falou do feito histórico em trazer a medalha de ouro (Foto: Reprodução/SporTV)
Robson Conceição, medalha de ouro inédita no boxeO boxeador levou o nome de Boa Vista de São Caetano, bairro humilde da capital baiana, para o noticiário internacional ao conquistar a inédita medalha de ouro no boxe olímpico para o Brasil. Robson, certamente, foi um dos grandes personagens dessa Olimpíada, principalmente pela sua trajetória até o ouro. O atleta, agora campeão olímpico, revelou que entrou no boxe porque queria aprender a brigar no Carnaval de Salvador. Ele voltou para sua casa antes do encerramento e, desde que pisou na capital soteropolitana, teve tratamento de rei.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Robson saiu do bairro de Boa Vista de São Caetano para conquistar o ouro olímpico (Foto: Divulgação)
Isaquias Queiroz, medalha de duas pratas e um bronze na CanoagemOutro que pôs o seu nome no Olimpo dos grandes atletas. Baiano de Ubaitaba, Isaquias Queiroz é o primeiro atleta brasileiro a conquistar mais de uma medalha em uma mesma Olimpíada. Com duas pratas (uma delas ao lado do, também baiano, Erlon de Souza) e um bronze, o baiano ganhou tanta repercussão que foi honrado com o posto de porta-bandeira do Brasil na festa de encerramento.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Isaquias fez história nos Jogos Olímpicos (Foto:Divulgação)
Ganhadeiras de Itapuã, atração à parte na festa de encerramento. O tradicional grupo de samba de roda do bairro de Itapuã marcou presença na festa de encerramento da Olimpíada. Criado em 2004, o grupo cumpriu o seu propósito de resgate e fortalecimento da identidade cultural do célebre bairro de Salvador: as meninas levaram muita beleza e tradição da arte local e encantaram a todo o mundo com sua participação.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Lindo espetáculo visual marcou apresentação das Ganhadeiras de Itapuã (Foto:Reprodução/Facebook)
Mariene de Castro, atração na festa de encerramentoCom uma carreira já consolidada no samba, Mariene de Castro deu um show e um belo cartão de visitas para quem não a conhecia. A sambista baiana foi o principal destaque na festa de encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro. Foi ao som da sua voz, enquanto cantava a canção "Pelo Tempo Que Durar", que a chama olímpica finalmente foi apagada, dando fim a Rio 2016.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Mariene emocionou a todos na cerimônia de encerramento (Foto: Reprodução/Facebook)
Arena Fonte Nova, força dos orixás para fazer golsAssim como na Copa do Mundo de 2014, a Fonte Nova fez bonito nesta Olimpíada. A fama de ser "fonte dos gols" funcionou novamente: foram 42 gols em 10 partidas disputadas, entre masculino e feminino. O "axé da Bahia" ajudou, inclusive, a Seleção Canarinho, que venceu a sua primeira partida nos Jogos em Salvador: 4 a 0 contra a Dinamarca, dando adeus à urucubaca e garantindo classificação rumo ao ouro olímpico.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Torcedores baianos abraçaram (literalmente) a Seleção (Foto:Reprodução)
Caetano Veloso e Gilberto GilOs dois mestres da MPB e baianos mais que ilustres fizeram um lindo show na cerimônia de abertura dos Jogos. Ao lado da cantora Anitta, Caetano e Gil - que estava internado no hospital e recebeu alta justamente para se apresentar no evento - emocionaram a todos presentes e a quem assistia em casa e foram sucesso de crítica internacional.

				
					Por que a Bahia 'brocou' (e muito) nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Gil, Anitta e Caetano fizeram um baita show na abertura da Rio 2016 (Foto:Reprodução/Ag News)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia